10 Belos Jardins Para Conhecer na Terra de Camões

Portugal não é só vinho e comida! Se você deseja conhecer lugares românticos e encantadores,  a rota lusitana com certeza deveria estar em seus planos. E para te deixar com mais vontade ainda, trouxe sugestões de jardins inesquecíveis. Com uma taça de vinho ao lado, então, é só amor!

1- JARDIM DO PAÇO EPISCOPAL: CASTELO BRANCO

jardim_paço
Imagem: Câmara Municipal de Castelo Branco

Esse tem um quê de Versalhes. Lindos jardins rodeados de estátuas temáticas em granito, entre as quais se destacam os Novíssimos do Homem, Quatro Virtudes Cardeais, os Signos do Zodíaco, as Partes do Mundo, entre outras.

2- JARDINS DO CENTRO CULTURAL VILA FLOR: GUIMARÃES

Centro_Cultural_Vila_Flor_093

Localizado no centro da cidade de Guimarães, o Palácio Vila Flor e seus jardins remotam o século XVIII. É lindo e aberto ao público.

3 – PARQUE DAS TERMAS DA CURIA: ANADIA 

curia
Imagem: Rota da Bairrada

No Parque das Termas da Curia, em Anadia, você chega a se esquecer que está dentro de uma cidade. Além de suas belezas, o lugar, que faz parte da Rota da Bairrada, conta com uma Casa de Chá, onde é possível relaxar enquanto se aprecia um belo lago repleto de peixes e patos.

4- JARDIM DA FUNDAÇÃO GULBENKIAN: LISBOA

gulbekian

Antes de se tornar jardim da fundação, esse lugar superbucólico já foi o Parque Santa Gertrudes, Jardim Zoológico, Feira Popular e até uma residência privada para condes. Hoje, a Fundação Gulbenkian, aberta ao público, conta com ricos exemplares da fauna e flora local.

5- JARDIM DA QUINTA DAS LÁGRIMAS: COIMBRA

N4.EVR1669D

A origem do nome “Quinta das Lágrimas” vem do romance entre a dama Inês de Castro e o Príncipe D. Pedro. A história de amor acabou se transformando em tragédia, quando a bela Inês acabou morrendo no local. A Fonte dos Amores já aparece documentada logo após a morte de Inês de Castro e hoje faz parte de um lindo parque, repleto de árvores centenárias,bem como ruínas medievais e neo-góticas.

6- MATA NACIONAL DOS SETE MONTES: TOMAR

MSMontes---TP-Luis-Pavão_gr

Situada na cidade de Tomar, a Mata Nacional dos Sete Montes conta com florestas e jardins que pertenceram por muito tempo à Ordem de Cristo. Em 1938 o local voltou para as mãos do Estado, após ter pertencido durante um século à família Costa Cabral. Lá, é possível apreciar pinheiros, carvalhos e oliveiras.

7 – MATA NACIONAL DO BUÇACO: LUSO, MEALHADA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foto: José Moura, Rota Bairrada

O Rei D.Carlos teve aqui um Pavilhão de Caça, que mais tarde se transformou no famoso Hotel do Bussaco. Há 200 anos, o local constitui um patrimônio único em Portugal, uma verdadeira maravilha natural.

8 – JARDIM BOTÂNICO DA MADEIRA: ILHA DA MADEIRA 

13_full

O Jardim conta mais de 2000 espécies de plantas, algumas exclusiva de Açores, Cabo Verde e Ilha da Madeira. Uma paisagem linda, de tirar o fôlego mesmo! Além disso, é possível encontrar exemplares de lugares totalmente opostos, como dos trópicos e do Himalaia. Sem falar em inúmeras aves exóticas, como Catatuas Asiáticas, Periquitos Australianos, Papagaios Anões, entre outros.

9 – PARQUE DE MONSERRATE: SINTRA 

Arco_Indiano

Desde o século XVIII, o Parque de Monserrate é um verdadeiro Jardim Botânico, com variados exemplares da fauna e flora portuguesas. Um belo trabalho paisagístico, que se divide em jardins, cascatas, ruínas e trilhas.

10 – PARQUE TERRA NOSTRA: AÇORES

terranostra2

O Parque Terra Nostra, no místico Vale das Furnas, na Ilha de S. Miguel, é rodeado por caldeiras e nascentes de águas que emergem do solo, as chamadas águas termais. Existente desde o século XVIII, o parque é um lugar onde se sente em total harmonia com a natureza, tanto que reúne uma das maiores coleções do mundo de camélias, tendo mais de 600 exemplares diferentes.

Por essas e outras sou completamente apaixonada por Portugal e pretendo voltar sempre que possível. Permita-se e descubra novos sabores e lugares.

Bons vinhos! Boa viagem! Tim-Tim!

Deixe um comentário