Vinho do Porto: Por Quanto Tempo Posso Guardá-lo Depois de Aberto?

Reza a lenda que o Vinho do Porto pode durar meses após aberto. Sem falar que, volta e meia, vejo alguém guardando este exemplar como se fosse um licor, ou seja, indefinidamente… Então, por quanto tempo devemos conservar o Porto após aberto?

Still Life with Port

Vejamos algumas respostas:

TODO VINHO OXIDA

Se o vinho teve contato com oxigênio, não tem jeito. Com o tempo, ele vai perdendo suas características iniciais. Porém, no caso do Porto, o tempo de oxidação vai depender da categoria do vinho.

FATO: DURA MAIS TEMPO QUE UM VINHO COMUM

A verdade é que o Vinho do Porto, por ser fortificado com aguardente vínica, realmente dura um pouco mais do que um vinho comum. Mas não vale abusar! Por exemplo, é comum algumas pessoas perderem a noção do tempo e, literalmente, esquecerem a garrafa no armário de bebidas.

O ideal é consumi-lo durante o mês em que foi aberto. Contudo, lembre-se que no caso do Porto Vintage a durabilidade é menor. Logo, trate-o como os demais vinhos. Se tiver a intenção de armazená-lo por mais tempo, mantenha-o na geladeira.

11852752965_c17ba1cc66

LOCAL DE ARMAZENAMENTO

Após aberto, outro fator determinante na durabilidade é o local em que o Porto será armazenado. Eu optaria por uma adega climatizada ou até mesmo a geladeira. E nada de deixar a garrafa na vertical, ao lado dos whiskys, ok?

LISTA DE PRAZOS

Esta lista é a oficial do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. Portanto, é bastante confiável. Isso não significa que após esses prazos os vinhos estarão danificados, mas apenas que terão perdido, mesmo que lentamente, as notas sensoriais que tinham no momento em que foram abertos.

Vintage: 1 a 2 dias
LBV: 4 a 5 dias
Crusted: 4 a 5 dias
Ruby / Ruby Reserva: 8 a 10 dias
Tawny / Tawny Reserva: 3 a 4 semanas
Tawny com Indicação de Idade (10/20/30/40): Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
Brancos com indicação de idade (10/20/30/40): Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
Colheita: Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
Brancos “standard” dependente do estilo: Moderno (frescos e frutados): 8/10 dias; Tradicionais (estilo oxidativo): 15/20 dias

Anote esses prazos no seu caderninho e preste bastante atenção na próxima vez em que for abrir uma garrafa. Aqui, tenho mesmo que ficar ligada, pois sou a única fã de Vinho do Porto. Portanto, todo cuidado é pouco.

Boa semana! Bons vinhos! Tim-Tim!

 

 

 

 

10 comentários

  1. Ufa!… Que alívio… Achei que não fosse encontrar um artigo tão completo e confiável. Obrigada pelas informações. Abs

    Curtir

  2. Amiga Sabrina, quanto ao vinho do Porto, quanto mais velho melhor e de melhor sabor. Não é por acaso que tenho garrafas abertas `há anos de sabor e textura incomparáveis. E o meu sogro que vive ali para os lados do Douro, até o tem em garrafões de 5 litros . Não quero de forma alguma por em causa o seu estudo sobre o Vinho do Porto. São critérios!

    Curtir

  3. Como uma boa Portuguesa, Adoro bom vinho, mas infelizmente não entendo muito ou quase nada, adoraria conhecer mais. Mas os artigos que acabei de ler foram bem esclarecedores.Obrigado adoreimm

    Curtir

Deixe um comentário