Ultimamente, adotei a jardinagem como um dos meus hobbies favoritos. Compro vasos, sementes, mudas… sinto a terra e o cheirinho dela quando está molhada. Vibro ao ver minha plantinha crescendo e se desenvolvendo. Sem dúvida, é um dos prazeres mais simples que a vida tem me proporcionado. Nessas horas, é impossível não me lembrar do terroir. Este, responsável por alguns dos maiores vinhos do mundo. O tipo de solo, o clima, a topografia, as vinhas, as uvas e, por fim, o vinho na taça.
COMPREENDENDO O TERROIR
Diz-se que a palavra francesa “terroir” não possui tradução. Outros a definem por “terra”. Afinal, cada videira cresce em meio a esse universo, que dá às uvas características tão distintas. Mas, na real, terroir é o conjunto de fatores ambientais que afetam a qualidade das uvas e, portanto, o vinho.
O terroir pode ser dividido em quatro aspectos principais:
O CLIMA
O sabor de uma fruta se modifica de acordo com a quantidade de calor e água que recebe enquanto ainda “está no pé”, ou seja, na terra. Por isso, a temperatura, umidade e quantidade de chuvas de uma região afetam bastante o sabor das uvas produzidas.
- Macroclima: é o clima total de uma região (continental, oceânico, mediterrâneo etc.)
- Mesoclima: depende da localização da vinha. Se está no alto de uma colina, ao sul, ao norte, próxima da água etc.
- Microclima: depende do local onde cada vinha e uva crescem, o que engloba aspectos como, por exemplo, se estão debaixo de uma árvore ou se recebem ou não a luz do sol de forma direta.
SOLO
É no solo que as vinhas encontram a água e os nutrientes que necessitam para crescer e se desenvolver, ao passo que captam toda a sua energia por meio da luz solar. Logo, o que as plantas consomem através de suas raízes é o que irá afetar seu formato, saúde e o sabor dos seus frutos.
O solo é resultado, em parte, da decomposição de rochas, muitas vezes do sub-solo, ou seja, abaixo do próprio vinhedo. Areia, cascalho e calcário também podem ser acrescentados por rios e mares. A forma como o solo é cultivado pelo viticultor influencia sua composição, qualidade e mineralidade. O uso de fertilizantes, bem como o plantio de outras espécies de vegetação no local, também afetam a forma com que as videiras crescem.
Como resultado, cada região da vinha tem um solo ligeiramente diferente dos outros, visto que sua composição mineral é única. Argila, calcário, cascalho e areia são muitos fazem parte de diversos terroirs, capazes de produzir diferentes tipos de vinhos.
TOPOGRAFIA
A topografia de um vinhedo é o seu formato e o conjunto de recursos que possui. Em terroirs como o de Central Valley, na Califórnia, Rivers Big, na Austrália, ou em certas regiões de Mendoza, na Argentina, a topografia é mais ou menos parecida.
Porém, a medida que a paisagem vai ficando mais montanhosa, as diferenças vão se desenhando. Tudo porque a inclinação afeta a forma como a água é drenada quando chove, assim como a maneira com que o sol toca as plantas e sua temperatura.
Alguns vinhedos recebem mais sol pela manhã e outros à tarde. Ventos e correntes de ar circulam de forma diferente, de acordo com o movimento da paisagem. A proximidade de rios também é um fator importante, na medida em que a temperatura da água afeta o clima e a umidade. Além disso, a luz do sol reflete nas águas, contribuindo para o amadurecimento das uvas, como no caso do Rio Mosel e em algumas áreas do Rhone ou no Lago de Genebra, na Suíça.
PLANTAS DO ENTORNO
Até mesmo a vegetação que circunda os vinhedos pode influenciar no sabor das uvas e do vinho.
Vejamos alguns exemplos:
- Florestas e bosques liberam grande quantidades de umidade na atmosfera, influenciando significativamente o clima local.
- Árvores plantadas ao redor das vinhas as protegem dos ventos fortes.
- Já foi provado que algumas plantas aromáticas plantadas ao redor das vinhas são capazes de transmitir alguns sabores para as uvas, como as árvores de eucalipto, na Austrália, bem como Tomilho e Alecrim na Provence.
- A vegetação abriga insetos que podem ajudar a controlar as pragas.
VITICULTORES E ENÓLOGOS FAZEM PARTE DO TERROIR
Vocês já devem ter percebido que o conceito de terroir é mais complexo do que se imagina. São vários os fatores que impactam no sabor de um vinho e toda a experiência sensorial que o acompanha. Por isso, o que é parte ou não do terroir é interminavelmente discutido na literatura do vinho.
Enquanto muitos argumentam que o terroir é um conjunto apenas de fatores naturais, com base no que vimos neste artigo, é possível se chegar à conclusão de que a interferência humana também impacta no ambiente em que as uvas crescem, ou seja, seu terroir.
Quais fertilizantes são usados, como o solo é trabalhado, a densidade da plantação e como as plantas são cultivadas ao redor das vinhas são aspectos fundamentais do terroir e que são controlados pela viticultura.
Os franceses baseiam seu sistema de denominação de origem controlada (AOC) inteiro em uma visão de terroir que inclui elementos da viticultura fundamentados em práticas adicionais. Eles chegam ao ponto de considerar que certas técnicas são parte do terroir local, porque algumas regiões possuem técnicas tradicionais muito particulares de se fazer vinho, super enraizadas na cultura (pense em um Beaujolais Noveau, por exemplo).
PADRONIZAÇÃO
Padronização foi a palavra de ordem utilizada na viticultura da década de 2000. Além disso, a globalização permitiu que as mesmas barricas de carvalho fossem utilizadas por diversos países, bem como o compartilhamento de técnicas modernas de produção, o que, de certa forma, mascara as influências do terroir original.
Felizmente, a maioria das vinícolas já percebeu que a compreensão de sua terra e de que forma esta afeta o vinho é o segredo para torná-lo um produto único e diferenciado.
Da mesma forma, enófilos de todo o mundo também passaram a buscar a oportunidade de provar o terroir do vinho. Afinal, a partir do momento em que se abre a garrafa, queremos ser transportados para a terra, com todas as suas nuances e sutilezas.“Tipicidade e originalidade é o que queremos a partir de agora”.
Enfim, qualquer que seja a definição, terroir é o vinho…e o vinho é o terroir!
Referência: Vivino
Republicou isso em Vila Viníferae comentado:
Conheça o famoso terroir e se apaixone por ele!
CurtirCurtir