Combinando Vinhos com Pratos à Base de Molho Pesto

Azeite, alho,  sal e manjericão batidos no mixer ou liquidificador: isso basta para preparar um delicioso molho pesto! Incrível, como algo aparentemente simples pode incrementar dezenas de pratos, desde o clássico Penne ao Molho Pesto, passando pela Salada Caprese até às famosas Brusquettas, que funcionam bem, tanto como entrada quanto como petisco.

4379259425_4b18481253

HARMONIZAÇÃO COM VINHOS

Os vinhos brancos são os que mais combinam com o sabor herbáceo do Pesto. Se tiver um toque mineral, então, melhor ainda! Porém, não é aconselhável lançar mão de vinhos barricados (com passagem por madeira), visto que estes podem abafar o frescor do manjericão e comprometer o sabor do prato.

A UVA VERMENTINO

O par perfeito para o Molho Pesto é, sem dúvida, vinhos elaborados com a casta Vermentino, que não é das mais conhecidas, sobretudo no Brasil. Trata-se de uma cepa branca, típica da costa mediterrânea da Itália, da Sardenha e da Córsega. Por muito tempo, pensou-se que esta casta tinha origem espanhola, mas análises modernas de DNA comprovaram que esta provém da Linguria, estreita faixa litorânea do noroeste italiano.

18842211823_17eef8d858

Na Toscana,  a DOC Montecucco Vermentino, na província de Grosseto – que exige 85% no mínimo da uva – oferece vinhos frescos, delicados e com certa complexidade. Na terra natal da uva, a Liguria, várias denominações a utilizam em corte e até mesmo como uvas passificadas na elaboração de vinhos do tipo Passito. Além de pronunciada mineralidade, seus aromas mais característicos são os de limão verde, nozes e muitas flores, enquanto na boca costumam se repetir os cítricos acompanhados de maçãs verdes e ótima estrutura.

SAUVIGNON BLANC 

Vale a pena, ainda, optar por um Sancerre, Sauvignon Blanc da região francesa do Vale do Loire. Assim como o Vermentino, ele também esbanja mineralidade, sendo que ainda carrega notas herbáceas adicionais.

Por se tratar de um vinho aromático e de ótima acidez, é possível investir em outros rótulos de Sauvignon Blanc, como os oriundos do Chile e da Nova Zelândia (sem passagem por madeira).

GAMAY PARA OS AMANTES DOS TINTOS

Para aqueles que insistem em um rótulo tinto, eu sugeriria um Gamay, visto que estes exemplares dificilmente iriam se sobrepor ao sabor do Pesto, pois possuem álcool e taninos na medida para sustentar o prato.

3554543640_78998a863e

MOLHO PESTO

Na minha opinião, o Pesto é, sem dúvida um dos molhos mais saborosos e saudáveis, com poder de dar um up em pratos a primeira vista um tanto quanto sem graça. Anote a receitinha e impressione em casa:

Ingredientes:

Rende 4 porções.

  • 50 gramas de manjericão fresco (folhas apenas)
  • 2 dentes de alho
  • 100 ml de azeite extra virgem de oliva
  • 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (cerca de 70 gramas)
  • 2 colheres de sopa de queijo pecorino ralado (cerca de 30 gramas). Importante: se você não encontrar o queijo pecorino, você pode substituí-lo com mais queijo parmesão
  • 1 colher de sopa de pinoli (cerca de 30 gramas)

A receita original pede o uso de um socador para bater as folhas de manjericão, mas para facilitar as coisas te passamos a receita utilizando um liquidificador.

Modo de Preparo

Para começar, é importante lavar as folhas de manjericão mas não com água e sim com um pano úmido. Este processo é muito importante para obter um excelente molho pesto, uma vez que as folhas de manjericão devem estar secas e não podem estar enrugadas. Coloque todos os ingredientes, menos o queijo, no liquidificador. Bata tudo lentamente até que a mistura vire um composto líquido e cremoso. Neste ponto, adicione o queijo e mexa bem até que tudo fique bem misturado. Mantenha o molho pesto na geladeira por durante 2-3 dias num recipiente hermético, tendo o cuidado de cobri-lo com uma camada de azeite extra virgem de oliva.

Então é isso, pessoal! Boa semana! Bons Vinhos! Tim-Tim!

Referências: Vivino, Pecado Vinho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s