Cheers For Brasil: Celebrando o Terroir Nacional

O cenário foi a Casa Brasil, em plenos Jogos Olímpicos Rio 2016. O protagonista foi nada mais nada menos que o nosso amado Vinho Fino Nacional. No evento Cheers For Brasil, imprensa e profissionais do setor conferiram o sabor e a qualidade de alguns dos rótulos mais aclamados do país.

logo

Promovida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o evento teve o objetivo potencializar a formação da imagem dos vinhos brasileiros no mercado e na mídia nacionais e internacionais.

Entre as vinícolas participantes estavam a Casa Valduga, Domno (Importadora do grupo Valduga), Vinícola Góes, Salton, Rio Sol e Lídio Carraro.

DOMNO

O primeiro stand que visitei foi da importadora Domno, do grupo Valduga. Conhecida pela elaboração de espumantes através do método charmat, a empresa apresentou a excelente linha Nero. Sem dúvida, os meus queridinhos foram o Blanc de Blancs Brut (100% Chardonnay) e Noir de Noirs Brut (Rosé, 100% Pinot Noir).

CASA VALDUGA

Uma das vinícolas brasileiras mais prestigiadas, que certamente não poderia ficar de fora. Entre os vinhos, me apaixonei pelo Leopoldina, Chardonnay barricado, cremoso e aromático. Na minha opinião, o melhor branco do evento. Vale destacar, ainda, os tintos da linha Raízes, tanto o Corte 2010 (Cabernet Franc, Cabernet Franc e Tannat) quanto o Raízes Cabernet Sauvignon.

VITIVINÍCOLA  SANTA MARIA 

Uma das empresas mais famosas do Vale de São Francisco também marcou presença, seja com seus espumantes (Brut, Rosé e Demi-Sec) quanto com os Tintos, todos da linha Rio Sol. Quem me conhece sabe que sou entusiasta dos borbulhantes da marca que, para mim, são alguns dos que apresentam melhor custo-benefício.

IMG_20160811_171510556
Stand da Vitivinícola Santa Maria (ViniBrasil)

VINÍCOLA GÓES

O stand da Góes era um dos mais cheios do evento. Afinal, todo mundo queria conferir o que o interior paulista tem de bom. A vinícola de São Roque levou o Philosophia Cabernet Franc, que eu estava doida para provar. Não sou muito fã desta casta e confesso que estava curiosa. Achei um pouco amadeirado demais para o meu gosto pessoal, mas para quem gosta, não deixa de ser um bom vinho. Mas, sem dúvida, o destaque foi o branco Tempos Lorena, que é uma híbrida resultado da criação da Malvasia Bianca (70%) e Seival (30%). Apesar da Malvasia, o vinho não é adocicado. Adorei!

IMG_20160811_143626419
Stand da Vinícola Góes e Casa Venturini

SALTON

Me surpreendi com os tintos da Salton, entre eles alguns destinados apenas à exportação. O meu favorito foi o Salton Talento, um corte de Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%), com passagem por barricas novas de carvalho francês (média tostagem) e mais um ano em cave para amadurecimento. Também curti o Paradoxo Pinot Noir, também detentor de um belo custo-benefício. Também adorei o Tannat, mas tenho quase certeza de que este último está disponível apenas para exportação.

LÍDIO CARRARO

Com sua filosofia purista, a Lídio Carraro vem se destacando no cenário do vinho mundial. A empresa levou alguns dos seus carros-chefes, entre eles os oficiais da Rio 2016, o Rosé Faces Pinot Noir e os espumantes Faces Brut Blanc de Blancs (100% Chardonnay) e Rosé. O Dadivas Chardonnay é um belo branco, frutado e de grande expressão. Mas meu preferido foi o Grande Vindima Merlot, com certeza um dos grandes vinhos do evento.

IMG_20160811_154006182
O evento contou com grandes nomes do cenário vitivinícola brasileiro

As comidinhas ficaram a cargo da Churrascaria Fogo de Chão. Tudo muito saboroso e em harmonia com os belos rótulos apresentados no evento. No mais, eu não conhecia a área nova e revitalizada do Porto e me surpreendi muito positivamente. Tudo lindo, esbanjando arte e brasilidade. Vale a pena conhecer!

Anúncios

2 comentários em “Cheers For Brasil: Celebrando o Terroir Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s