Combinando Vinho e Culinária Asiática

Hoje vou confessar para vocês: simplesmente amo comida chinesa! Imagino que talvez seja porque foi ela que me abriu as portas para a culinária asiática, numa época em que eu tinha receio de experimentar novos sabores. A partir dela, me encantei pelos pratos japoneses e, atualmente, tenho tido vontade de me arriscar nos temperos da cozinha Tailandesa.

Gourmet chinese food - broiled king tiger prawns on white

COMBINANDO COM VINHOS

É difícil pensar em um vinho quando o que está em cima da mesa é um belo de um Yakissoba ou um prato tailandês carregado de curry. Mesmo uma receita das mais comuns, como espetinhos de frango ao molho de amendoim, se mostra como um grande desafio quando se trata de combiná-la com o nosso néctar sagrado.

indian-food-by-sat-bhatti-prt-1329468-639x506

Pratos asiáticos são, em sua maioria, preparados com soja, molho de peixe, pimentão, gengibre, capim-limão, além de especiarias como cardamomo, cominho, coentro, entre outras, cheias de potência. Sabores como esses podem achatar muitos vinhos, furtando-os de seu sabor frutado e tornando-os amargos, amadeirados e completamente sem-graça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas, e aí? Posso saborear essas delícias com vinho ou terei de lançar mão da cervejinha? Calma, amigo, pois a brincadeira está só começando…

DIGA SIM PARA: Sauvignon Blanc, Pinot Gris, Albariño, Riesling, Torrontés, Gamay (Beaujolais), Grenache, Pinot Noir, Rosés (independente do estilo).

NEM PENSAR: Chardonnay Barricado, Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot.

EVITE

Chardonnay com passagem por madeira definitivamente não combina com comida indiana, chinesa ou tailandesa. Da mesma forma, tintos como Cabernet Sauvignon, Merlot ou Malbec, sobretudo os mais tânicos, podem travar uma briga com o sabor marcante desses pratos.

VINHO BRANCO

Sendo assim, invista em exemplares frescos, ricos em acidez, como Sauvignon Blanc, Pinot Gris (sem passagem por madeira), Albariño espanhol e espumantes em geral. Vinhos aromáticos, com frutas bem destacadas, funcionam muito bem com pratos perfumados. Logo, aqui caberia bem um Riesling, seja da Alemanha, Áustria ou Alsácia. Da mesma forma, um Torrontés argentino também faria bonito neste caso.

red-bands-1452062-639x426

VINHO TINTO

Agora, se você é do tipo que não abre mão de um tinto por nada, aposte em rótulos mais leves, com taninos sedosos, tais como Beaujolais, Pinot Noir e Grenache.

ROSÉS

Por fim, não se esqueça dos Rosés. Acho que eles têm tudo a ver com sabores asiáticos fortes e picantes. Grandes rosados estão sendo produzidos em praticamente todos os países. Se for optar por um espumante, então, melhor ainda! Escolha o que combina mais com seu estilo e corra para o abraço.

5 comentários

Deixe um comentário