O tamanho padrão (Standard) de uma garrafa de vinho é 750ml. Sim, pode parecer trivial, mas muitos apreciadores não sabem disso.
Dependendo da ocasião, 750ml pode ser um volume excessivo ou insuficiente. E, nessas horas, nada como lançar mão de outros tamanhos existentes. Há 13 formatos de garrafas no mercado, com nomes que homenageiam figuras históricas e personagens bíblicos.
E foi em meio a tanta curiosidade que hoje decidi pesquisar sobre os formatos mais populares e queridinhos dos enófilos de plantão:
AS GARRAFINHAS
Em certos momentos da vida, uma garrafa de 750ml é demais. Afinal, ninguém quer deixar uma garrafa oxidando na geladeira ou sendo derramada na pia por algum garçom. Por isso, nada como recorrer às garrafinhas de 187ml ou 375ml, denominadas Piccolo e Meia-Garrafa, respectivamente.

A FAMOSA MAGNUM
A Magnum equivale a 2 garrafas de 750ml, ou seja, 1,5 Litro de vinho. Com certeza, é o mais popular dos grandes formatos, sendo que seu nome permanece o mesmo, independente da região. Seja em Bordeaux, Borgonha, Champagne ou Vale dos Vinhedos, uma Magnum é sempre uma Magnum!

Além disso, é o único exemplar que não traz o nome de um personagem bíblico ou histórico. Magnum vem do latim “Magnus”, ou seja, “Grande”. É perfeita para as reuniões familiares, como Natal, Réveillon e aniversários. Quando penso numa Magnum, logo me vem a cabeça uma mesa cheia de gente rindo e conversando.
IMPERIAL OU MATUSALÉM
Imagine 6 Litros do mais precioso néctar de Baco. Sim, essa é a garrafa Imperial ou Matusalém. É mais do que suficiente para encher 40 taças de vinho, que equivalem a 8 garrafas de 750ml. Enquanto que em Bordeaux ela é chamada de Imperial, em outras regiões vinícolas, como na Borgonha e Champagne, seu nome é Matusalém.

O significado de Matusalém se dá pelo fato de que, por se tratar de uma garrafa de tamanho grande, seu vinho envelhece mais devagar.
Formatos de 6 Litros, apesar de famosos, são geralmente caríssimos e raros de se encontrar.
MUITO ALÉM DO TAMANHO
Um dos principais fatores que interferem na expressão de um vinho é o tamanho de sua garrafa. Quanto menor a garrafa, menor a quantidade de bebida, maior o volume de ar ali dentro e mais rápida a sua oxidação. Sendo assim, quanto maior o recipiente, maior o volume do vinho, menor o índice de oxigênio e mais lenta a sua evolução. Por isso que garrafas pequenas oxidam mais rápido que garrafas grandes.
Vale ressaltar que um desenvolvimento mais rápido não significa um resultado melhor e vice-versa.
Sem dúvida, essa foi uma das pesquisas que mais curti fazer. Tudo porque cada uma dessas garrafas carrega uma história, independente se é de 187ml ou 12 Litros. Sem falar que quem ganha mais com isso somos nós, consumidores. Afinal, nada como um vinho especial para cada momento.
Bom final de semana! Bons Vinhos! Tim-Tim!
Referências: Vivino, Enovino