10 Embalagens de Bag-In-Box de Vinhos Supercriativas

Diferente de muita gente, que acha que as bag-in-box tiram todo o glamour do vinho, eu sou super a favor de sua proliferação, sobretudo no Brasil. Além de econômico, pois reduz os gastos com matéria-prima, esse formato ainda por cima é superprático, na medida que conserva a bebida por mais tempo, graças à sua embalagem que, basicamente, é um saco em uma caixa.

EMBALAGEM EVITA A OXIDAÇÃO

Traduzindo, o líquido fica em um saco de material plástico, dentro de uma caixa acartonada, sendo servido diretamente na taça por meio de uma torneirinha. O saco tem a função de evitar a oxidação do vinho, garantindo que, uma vez aberto, possa ser consumido sem problemas durante semanas e até meses. Os formatos mais comuns de bag-in-box são os de 3 e 5 litros de capacidade. 

DESIGN ORIGINAL

Nesta postagem, a parte criativa fica por conta da caixa que guarda esse saquinho. Muitas ostentam designs superoriginais. Não vejo a hora desses exemplares tomarem conta do Brasil. Dá só uma olhada:

1- MAD HOUSE: 

bag-in-box-mad-house
Essa bag-in-box é um verdadeiro rótulo e contra-rótulo 5 estrelas. Dá dicas de temperatura do serviço, degustação e harmonização. Além de linda, né? Paixonei!

2. MY WORLD

bag-in-box-mendoza-malbec
Adoro mapas e esse, da Argentina, é super detalhado. Linda!

3. BIPARTITO

 

bag-in-box-bipartito-pt
2 vinhos em uma única bag-in-box, com uma torneirinha para o Castelão e outra para o Touriga Nacional. Inovação total!

4. KRISEN

bag-in-box-krisen
Este exemplar se apresenta como uma nova geração de bag-in-box, totalmente reciclável e em harmonia com o meio ambiente.

5. DROP IN

bag-in-box-spanish-drop-in
O ilustrador Giorigio Cantú desenhou uma embalagem colorida e social, que reflete os vários momentos que nos encontramos com uma taça de vinho. Drop In é um vinho espanhol, cuja linha é composta por 4 variedades. 

6. FROM THE TANK

bag-box-from-the-tank
O importador de vinhos orgânicos Jenny & François Selections manteve seu compromisso em fomentar o respeito ao meio ambiente entre os amantes dos vinhos, criando o formato de 3 litros chamado de “BIB-friendly”. Ecológico, Facilmente reciclável e com garantia de integridade de até 1 mês após aberto. 

7. HARYS

bag-in-box-harys
Uma vinícola familiar em Somontano, Aldahara, apresenta esses divertidos bag-in-box que parecem querer falar conosco. Disponíveis em embalagens de 5 e 10 litros para os estilos Rosé, Tinto e Tinto Barricado.

8. 5 SENSI

bag-in-box-sensi
O estilo italiano é referência mundial de design. Neste bag-in-box se destacam a harmonia e a identidade dos vinhos, ilustrando os 5 sentidos através de uma embalagem sutilmente elegante.

9. CARAWINE RED

bag-in-box-carawine
Churrasquinho no camping é tudo de bom! Trata-se de um desenho novo e único para um bag-in-box de 3 litros. Um trailer diretamente de Puglia, no Sul da Itália, carregada de vinho Primitivo… Show de bola!

10. MOTORHEAD

bag-in-box-motorhead01
A banda britânica de heavy metal Motorhead lançou uma bag-in-box em formato de um amplificador de guitarra. “Sacrifice” traz um Shiraz produzido na Austrália. Maneiro demais!

E você? O que acha da difusão do estilo  Bag-in-Box? É a favor ou prefere a tradicional garrafa com rolha? Diz para mim….

Torço para que o estilo se prolifere nas lojas e supermercados e que fique cada vez mais acessível. Afinal, para o dia a dia é uma opção e tanto! Bem bacana!

Ótimos vinhos, seja de que forma for! Tim-Tim!

Referência: The Big Wine Theory

9 comentários

  1. Sou representante de vinhos, a embalagem é criativa, de uma praticidade a toda prova, acho no entanto que o problema de ‘quase não se encontra” é o custo, o consumidor prefere comprar uma garrafa.

    Curtido por 1 pessoa

    • Verdade, José! Mas acredito que seja um bom custo-benefício para quem consome vinhos diariamente, não? Afinal, a gente compra 3 litros por um preço que, na ponta do lápis, valeria mais à pena. Obrigada por seu comentário e volte sempre 🙂

      Curtir

  2. No Brasil tudo chega mais tarde e as vezes, muito depois. Estas embalagens são sucesso em muitos países, assim como o vinho em tetra pak de 1 litro que é muito comum em países que se tem o bom gosto, pela taça de vinho no almoço e jantar todos os dias. O custo é imbatível para o vinho do dia a dia. No Brasil mais e mais restaurantes vem adotando, pois garante a qualidade para vinhos vendidos em taças. Parabéns pela iniciativa e matéria.

    Curtir

    • Pois é, Rogério, torço para que isso seja popularizado por aqui. Tenho visto cada vez mais nos lugares. Realmente é um excelente custo-benefício. Obrigada por seu comentário. Abraço.

      Curtir

  3. Boa tarde, sou Alberto Teixeira comercial da PLASTIKROHN, LDA, uma empresa portuguesa que produz um suporte para BAG-IN-BOX de 3 e 5 litros. É uma peça que permite arrumar a box com vinho, em qualquer local, sempre com acessibilidade para encher o copo.
    Muito obrigado, e até breve.

    Curtir

Deixe um comentário