3 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Adquirir Uma Adega Climatizada

Com o crescente interesse pelo mundo do vinho, vejo um número cada vez maior de apreciadores em busca de sua primeira adega climatizada. 

Existem infinidades de modelos de adegas, tanto que fica até difícil escolher o exemplar ideal para abrigar nossas preciosas garrafas. Por isso, antes de adquirir uma delas, é comum levarmos em conta apenas o design do produto, deixando de lado 3 aspectos superimportantes, que listaremos a seguir:

1) Quantidade de Vinhos Para Guardar

Logo de cara, é importante definir o tamanho da adega. Sem falar que ainda temos que analisar a vida útil que lhe daremos, ou seja, se desejamos um exemplar que dure “para sempre” ou  apenas  por alguns poucos anos, a fim de logo substituí-lo por um maior. 

Quanto ao tamanho, há opções para todos os gostos, desde adegas pequenas, para 6, 12 garrafas, até armários enormes, com capacidade para mais de 350 rótulos.

21976
Adega Climatizada Para 12 Garrafas
33731
Adega Climatizada Para 350 Garrafas

2) Diferentes Temperaturas

O segundo passo é decidir que tipos de vinhos pretendemos armazenar. Afinal, é esse fator que determinará a temperatura ideal da adega.

wine-archive-1326591-639x426

Atualmente, a maioria dos exemplares se divide por zonas de temperatura, haja vista que a ideal para um vinho tinto é totalmente diferente daquela apropriada para um branco ou espumante, por exemplo. Logo, se eu só pretendo guardar rótulos tintos, para que vou comprar uma adega com 3 zonas de temperatura? 

3) Onde Você Pretende Colocar a Sua Adega?

Outra coisa é que precisamos ter, pelo menos, uma ideia do cômodo ou lugar onde a adega ficará. Vale refletir, ainda, se você pretende colocá-la no chão, encostada na parede ou em cima de um móvel e se este será capaz de suportar seu peso, a fim de que não ocorra uma catástrofe.

Além disso, a orientação de abertura da porta não deve ser descartada. Se você deseja mudar o lado de abertura, é bom checar se isso é possível de ser feito previamente, junto a fábrica.  Por último, vale se certificar se a adega será destinada apenas para armazenar seus vinhos ou se você pretende usá-la como um móvel complementar. Há modelos muito bacanas que fazem às vezes de aparador e podem perfeitamente abrigar porta-retratos, TV etc. 

29223

Aqui em casa eu tenho o meu “cantinho do vinho”, onde estão minha cristaleira com as taças, a adega (23 garrafas) e os livros sobre o assunto. Fica na sala, na área de jantar, próxima à mesa. E você? Tem um espaço próprio para degustar seus rótulos? Pensa em montar um? Eu superapoio! 

Referência: The Big Wine Theory

 

 

 

 

6 comentários em “3 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Adquirir Uma Adega Climatizada

  1. Sabrina;
    Muito boas as dicas para escolher a adega. Como já apanhei muito no uso de adega, tenho a comentar que na escolha da adega tem-se que ter em mente, qual a finalidade principal para a adega ? Se for para a “Guarda” dos vinhos porque sempre tenho uma grande quantidade de vinhos em casa, a busca de duas temperaturas (1 para brancos e outra para tintos) não é preponderante. Por que a temperatura da guarda pode ser uma só, não ? Em torno de 14-18ºC ? Mas se não tenho muito espaço, tenho poucas garrafas em casa, quero a adega para deixar já na temperatura ideal para degustar, então a temperatura dual me atenderá melhor. Ou seja, pra mim o vinho não ficará muito tempo na adega.
    Outro ponto crucial para a escolha é qual o sistema de refrigeração da adega ? Existem, basicamente 2 tipos, sistema por compressão ou por troca de calor. O sistema por troca de calor requer uma temperatura ambiente entre 8-18 ºC,, de forma que a temperatura não ultrapasse 25ºC. No Rio, onde as temperaturas quase sempre estão acima de 20ºC não são recomendados. Me lasquei ao comprar uma adega Hair. Nunca funcionou e desisti.

    Abraços.

    Lauro

    Curtido por 1 pessoa

  2. Estou na terceira adega. Infelizmente adega de compressor só tem modelos de 24 garrafas a mais. Eu tive uma adega de24 garrafas e me desfiz por achar desnecessário ter tantos vinhos refrigerados. Consumindo energia. Dei a adega e comprei uma de 8 garrafas. Durou três anos, mas pifou. Resolvi não consertar e comprei outra igual. Devo ter umas 60/70 garrafas, mas vou repondo na adega a medida que vou tomando. Nunca vou consumir 24 garrafas de uma só vez!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s