Os Melhores Vinhos Sauvignon Blanc do Mundo

Sou apaixonada por vinhos da casta Sauvignon Blanc. Tudo porque, além de frescos, são extremamente aromáticos. E, sim, a análise olfativa é a etapa da degustação que eu mais amo.

white-wine-with-a-view-1322142-639x426

Pois bem, então hoje vamos à caça dos melhores exemplares de Sauvignon Blanc do mundo. Vem comigo e potencialize sua experiência:

AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA

Sou completamente apaixonada pelos rótulos da Nova Zelândia. É certo que a região se tornou uma das mais famosas quando se trata de Sauvignon Blanc, sobretudo a cidade de Marlbourough. Eles tendem a ser muuuuito mais aromáticos que os franceses, por exemplo.

Ao degustar um SB da Nova Zelândia, espere por: maracujá, pimenta verde, folhas de groselha…

Na Austrália, Adelaide Hills é o refúgio da Sauvignon Blanc. Lá, é possível encontrar vinhos frescos e bastante frutados.

Ao degustar um SB da Austrália, espere por: frutas tropicais (abacaxi, maracujá..), raspas de limão, groselha…

wine and grapevine

FRANÇA

Na França, as duas principais regiões produtoras de Sauvignon Blanc  são o Vale do Loire e Bordeaux. No Loire, há duas aldeias (Sancerre e Pouilly-Fumé) que se tornaram famosas por seus vinhos excepcionais, com frescor e sabores bem acentuados. 

Ao degustar um SB do Vale do Loire, espere por: folha de groselha, grama cortada, urtiga…grama

ESTADOS UNIDOS

Os EUA produzem vinhos menos herbáceos e com aromas mais particulares, já que suas regiões vinícolas são mais quentes que as europeias e neozelandesas. É possível que você se depare com rótulos “Fumé Blanc”, que nada mais é do que um nome diferente para a casta, adotado pelo pioneiro Robert Mondavi nos anos 60. 

Napa Valley é a região onde mais se produz Sauvignon Blanc na América, sendo que é uma das poucas no mundo onde se encontram exemplares barricados. Sou exímia apreciadora desses rótulos, cujas características aromáticas explodem em novas nuances, próprias do carvalho. Já tive oportunidade de provar um barricado da Nova Zelândia que até hoje não me sai da memória.

Ao degustar um SB dos EUA barricado, espere por: grama cortada, aspargos, torrefação, baunilha, alcaçuz…

Ao degustar um SB  dos EUA com pouco tempo de barrica, espere por: pêra, maçã, mamão, baunilha…

Ao degustar um SB dos EUA unoaked (sem barrica), espere por: casca de limão, maracujá, grama cortada…

white-wine-1318942-639x583

CHILE

O Chile é um dos grandes produtores de Sauvignon Blanc do mundo, especialmente em suas regiões mais frias, como Casablanca, San Antonio e Valparaíso. Lá, você encontrará uma das expressões mais aromáticas desta casta. E se tratando de Chile, pode esperar por rótulos com ótimo custo-benefício aqui no Brasil.

Ao degustar uma SB do Chile, espere por: frutas cítricas, abacaxi, maçã verde, pêra, nectarina, grama cortada. 

ÁFRICA DO SUL

A África do Sul também produz maravilhosos vinhos da casta Sauvignon Blanc. Aqui vemos métodos de vinificação influenciados tanto pela escola de Bordeaux quanto da Nova Zelândia. Por um lado, alguns rótulos são bastante frutados, porém, com corpo mais leve que os neozelandeses. 

O método alternativo da África do Sul inclui o uso do carvalho, resultando em exemplares que se aproximam de um Bordeaux branco. Isso permite que esses vinhos possam envelhecer em garrafa com tranquilidade. No que diz respeito às regiões geográficas, as principais são Constantia e Elgin, devido às suas proximidades com o mar e as melhores correntes de ar. 

IMG_0632b

Ao degustar um exemplar de SB da África do Sul, espere por: frutas tropicais, abacaxi, maçã, casca de laranja, melão…

Enfim, espero que este guia te ajude na busca dos melhores vinhos Sauvignon Blanc. Seja para acompanhar aquele prato de frutos do mar ou o queijinho de cabra, é o estilo de vinho que faço questão de ter sempre na adega.  Por fim, não tenha medo de explorar outros países, como México e o nosso Brasil, que vêm se destacando muito no cenário mundial.

Bom início de semana! Bons vinhos! Tim-Tim!

2 comentários em “Os Melhores Vinhos Sauvignon Blanc do Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s