5 Verdades Sobre a Cabernet Sauvignon, a Rainha das Uvas Tintas

Acredito que quase todo o amante dos vinhos finos começou sua jornada diante de uma taça de Cabernet Sauvignon. Mas aí você deve estar se perguntando… Por que não começar por um Merlot ou Pinot Noir, que são tintos mais leves e fáceis de beber?

wine-1509590_640

Veja bem… Será que a gente consegue comprar um Pinot Noir na mercearia do Sr.Manoel? Pois é, acho difícil… Porém, um Cabernet Sauvignon se encontra facilmente, de lojas sofisticadas às barraquinhas de quermesse. E sabe por que? A CS é simplesmente a casta de vítis vinífera mais cultivada no mundo, visto que se adapta bem em diferentes lugares e tipos de solo. Por isso, é conhecida como a Rainha das Uvas Tintas. 

Então, que tal conhecer melhor essa verdadeira celebridade do mundo do vinho? Vamos lá!

1. #CABERNETSAUVIGNONDAY: a Cabernet Sauvignon tem um dia dedicado especialmente à ela, na última quinta-feira do mês de agosto. Esta data foi instituída pelo marketeiro americano Rick Bakas, que reuniu um grupo de vinícolas da região de Napa Valley com o intuito de promover a comemoração nas mídias sociais. Enfim, a moda pegou e, hoje em dia, assim como outras castas, a CS também tem seu próprio “feriado oficial”.

Spirits_FB_CabernetDay

2.  A CABERNET SAUVIGNON É FRUTO DO CRUZAMENTO ENTRE CABERNET FRANC E SAUVIGNON BLANC: Dr.Carole Meredith e seu grupo de pesquisa na Universidade de Davis foram os primeiros a usar tipagem de DNA para identificar o parentesco de diferentes variedades de uvas. E, após 96, quando descobriu que a CS realmente era “filha” da Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, Meredith conseguiu identificar as origens de outras 50 castas (incluindo a Zinfandel, proveniente da Croácia)

3. CABERNET SAUVIGNON É MEIO IRMÃ DA MERLOT, HONDARRIBI BELTZA (PAÍS BASCO) E CARMENÈRE: Se você já teve dificuldades em distinguir entre uma taça de Merlot e uma de Cabernet Sauvignon, não se sinta mal. Como ambos estão relacionados, é realmente muito difícil apontar suas diferenças. Além disso, se você nunca provou Carmenére ou o Txakoli (vinho do País Basco), é possível que você ache que gosta deles simplesmente por suas semelhanças com a Cabernet. Eu, particularmente, considero a Merlot e a Carmenère menos tânicas e mais fáceis de beber. Porém, quem não tem prática pode sim, se confundir.

12862967455_b93527d76c

4. É UMA DAS VARIEDADES MAIS IMPORTANTES NA CHINA: Ultimamente, os chineses estão se descobrindo apaixonados pelos vinhos finos. Pesquisa recente constatou, inclusive, que eles são os maiores consumidores de tintos do planeta. A Cabernet Sauvignon é uma das uvas mais populares na China e suas vinícolas têm investido bastante na produção dos fermentados desta casta. No Chateau Hansen, situado no lado ocidental do deserto de Gobi, por exemplo, as vinhas são enterradas manualmente para sobreviverem ao inverno gelado.

6909697696_0d1cd878ef_b

5. EIS A RAZÃO PELA QUAL A CABERNET SAUVIGNON FICA PERFEITA COM PRATOS À BASE DE CARNE VERMELHA: pesquisadores que estudam os efeitos de certos alimentos na língua descobriram que os taninos da Cabernet Sauvignon são capazes de limpar a gordura e proteínas acumuladas na mesma. Um bife possui altos níveis de proteína e gordura, necessitando, portanto, de uma bebida com uma maior quantidade de taninos. O estudo foi realizado com vinho e chá gelado, só para você ter uma ideia da diferença.


Acabei me surpreendendo com vários desses itens, sobretudo com o fato da Cabernet Sauvignon ser tão prestigiada na China. Espero que vocês também tenham curtido e olha… amanhã tem mais, hein?

Bons vinhos! Tim-Tim!

Referência: Wine Folly

3 comentários em “5 Verdades Sobre a Cabernet Sauvignon, a Rainha das Uvas Tintas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s