Veja como Harmonizar Vinho e Pipoca

O fim de semana está aí e nada como curtir um filminho ao lado de um belo pote de pipoca. E se você nunca pensou em combinar essa iguaria com vinhos, chegou a hora de mudar seus conceitos, pois hoje vou te ensinar o caminho das pedras.

Lynfred Garrett Gathering

Confesso que já faz tempo que não faço pipoca em casa, sobretudo por não curtir muito aqueles exemplares de micro-ondas. Prefiro muito mais as tradicionais, preparadas na panela. Porém, minha pequena de 2 aninhos anda fascinada por pipoca, me pede o tempo todo e já prometi que vou fazer em casa (nem sempre o pipoqueiro está na porta da escola, aí é frustração na certa). E, como também sou fã, decidi buscar opções de vinhos para harmonizar com essa iguaria que, acima de tudo, me lembra os doces momentos da infância.

COMBINANDO VINHO E PIPOCA

Então, já que sou apaixonada por vinho e escrevo sobre o assunto, por que não harmonizar essas duas delícias? Neste caso, um post para adultos que acreditam que tudo é possível de se combinar com a nossa bebida preferida.

VINHO E PIPOCA SALGADA

Para pipocas salgadas tradicionais (só sal e pronto, sem dúvida minhas favoritas), recomendo um Sauvignon Blanc, que também fica ótimo quando se curte colocar raspas de limão siciliano sobre a pipoca, visto que os sabores cítricos são complementares.

29089548913_ed0b62da15_b

Agora, se você gosta de uma manteiguinha, vá de Espumante Brut. O frescor das borbulhas harmoniza perfeitamente neste caso. Pipocas amanteigadas também combinam perfeitamente bem com o Chardonnay. Se for um espumante Blanc Des Blancs (100% Chardonnay), então, fica ainda mais perfeito! Aliás, sem dúvida, essa é a minha combinação favorita. Amo!

VINHO E PIPOCA DOCE

Para os amantes do estilo doce, recomendo Vinho do Porto (Tawny) ou Colheita Tardia do Novo Mundo (Late Harvest), este último, de preferência branco, Chardonnay. Sempre evitei pipoca doce por conta do motivo “dieta” (rs). Mas, para quem pode e não abre mão, ou para aquele momento “pé na jaca”, recomendo que invista nesses rótulos. Afinal, doce com doce não tem erro!

5262258030_bd0a574b18

POSSO COMBINAR PIPOCA COM VINHO TINTO?

Em se tratando do nosso néctar dos deuses, acredito que nada seja impossível. Eu arriscaria esta combinação com um exemplar bem leve, de preferência mais sedoso e pouco tânicos, com alguns aninhos de idade. Com relação à uva, um Merlot ou Pinot Noir. Se você não abre mão de um bom tinto, teste essa opção e depois me conte como foi a experiência.

SOU UMA NEGAÇÃO NA COZINHA. COMO FAÇO?

Ainda bem que hoje em dia a praticidade mora nas gôndolas dos supermercados. A famosa Pipoca de Micro-ondas está aí, para facilitar a nossa vida. Como disse no início deste artigo, não sou muito fã, mas quando não tenho opção, certamente recorro aos saquinhos, que estão disponíveis, inclusive, na versão light.


Hoje ainda é sexta, então você terá tempo suficiente de comprar o vinho perfeito para curtir sua pipoca. Se for com um filminho e uma boa companhia, é sucesso garantido!

Boa sexta! Bom fim de semana! Tim-Tim!

Crédito das fotos: Lynfred Garrett Gathering

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s