O fim de semana está aí e nada como curtir um filminho ao lado de um belo pote de pipoca. E se você nunca pensou em combinar essa iguaria com vinhos, chegou a hora de mudar seus conceitos, pois hoje vou te ensinar o caminho das pedras.
Confesso que já faz tempo que não faço pipoca em casa, sobretudo por não curtir muito aqueles exemplares de micro-ondas. Prefiro muito mais as tradicionais, preparadas na panela. Porém, minha pequena de 2 aninhos anda fascinada por pipoca, me pede o tempo todo e já prometi que vou fazer em casa (nem sempre o pipoqueiro está na porta da escola, aí é frustração na certa). E, como também sou fã, decidi buscar opções de vinhos para harmonizar com essa iguaria que, acima de tudo, me lembra os doces momentos da infância.
COMBINANDO VINHO E PIPOCA
Então, já que sou apaixonada por vinho e escrevo sobre o assunto, por que não harmonizar essas duas delícias? Neste caso, um post para adultos que acreditam que tudo é possível de se combinar com a nossa bebida preferida.
VINHO E PIPOCA SALGADA
Para pipocas salgadas tradicionais (só sal e pronto, sem dúvida minhas favoritas), recomendo um Sauvignon Blanc, que também fica ótimo quando se curte colocar raspas de limão siciliano sobre a pipoca, visto que os sabores cítricos são complementares.
Agora, se você gosta de uma manteiguinha, vá de Espumante Brut. O frescor das borbulhas harmoniza perfeitamente neste caso. Pipocas amanteigadas também combinam perfeitamente bem com o Chardonnay. Se for um espumante Blanc Des Blancs (100% Chardonnay), então, fica ainda mais perfeito! Aliás, sem dúvida, essa é a minha combinação favorita. Amo!
VINHO E PIPOCA DOCE
Para os amantes do estilo doce, recomendo Vinho do Porto (Tawny) ou Colheita Tardia do Novo Mundo (Late Harvest), este último, de preferência branco, Chardonnay. Sempre evitei pipoca doce por conta do motivo “dieta” (rs). Mas, para quem pode e não abre mão, ou para aquele momento “pé na jaca”, recomendo que invista nesses rótulos. Afinal, doce com doce não tem erro!
POSSO COMBINAR PIPOCA COM VINHO TINTO?
Em se tratando do nosso néctar dos deuses, acredito que nada seja impossível. Eu arriscaria esta combinação com um exemplar bem leve, de preferência mais sedoso e pouco tânicos, com alguns aninhos de idade. Com relação à uva, um Merlot ou Pinot Noir. Se você não abre mão de um bom tinto, teste essa opção e depois me conte como foi a experiência.
SOU UMA NEGAÇÃO NA COZINHA. COMO FAÇO?
Ainda bem que hoje em dia a praticidade mora nas gôndolas dos supermercados. A famosa Pipoca de Micro-ondas está aí, para facilitar a nossa vida. Como disse no início deste artigo, não sou muito fã, mas quando não tenho opção, certamente recorro aos saquinhos, que estão disponíveis, inclusive, na versão light.
Hoje ainda é sexta, então você terá tempo suficiente de comprar o vinho perfeito para curtir sua pipoca. Se for com um filminho e uma boa companhia, é sucesso garantido!
Boa sexta! Bom fim de semana! Tim-Tim!
Crédito das fotos: Lynfred Garrett Gathering
[…] – Eu não entendo absolutamente nada de harmonização de vinhos com comidas. Quando vamos em algum restaurante, e pretendemos tomar um vinho, sempre recebemos orientações do próprio local sobre as harmonizações. Mas, quando vamos tomar em casa, é possível que eu tome algo super gostoso e promissor, enquanto coma pipoca. Juro que gostaria de entender mais sobre isso, porque faz diferença nos sabores e na experiência que se terá com aquele rótulo. Então, em nome do jornalismo investigativo, reuni algumas informações relevantes num pequeno guia que pode dar um auxílio nesse quesito. E por incrível que pareça, dá sim pra harmonizar vinho com pipoca. […]
CurtirCurtir