Ok, é fato que a maioria dos vegetarianos e afins não consome vinho tinto. Afinal, os rouges só combinam com carne vermelha e esta está completamente fora do cardápio. Porém, quando se trata de descobertas gastronômicas, aposte em tudo! Ouse! Não tenha medo! O resultado pode ser bastante promissor, afinal, todos os ingredientes envolvidos têm muito em comum, sobretudo porque todos (inclusive o vinho) vêm da terra.
Certamente, a combinação entre vinho e comida foi feita para trazer à tona o melhor dos dois mundos. Contudo, já se sabe que um bom tinto não precisa de um prato à base de carne para brilhar, seja ela branca ou vermelha.
COMBINANDO VINHO E COMIDA VEGETARIANA
Para harmonizar vinho tinto e refeições à base de vegetais, basta utilizar a mesma regra que você aplicaria para pratos elaborados com carne vermelha. Sendo assim, se você deseja cortar a carne da sua dieta ou simplesmente desfrutar de uma garrafa de tinto da mesma forma que seus amigos carnistas, porém com seu prato vegetariano, espero que esse artigo te dê boas ideias e inspirações.
APOSTE NOS TINTOS LEVES
Os exemplares leves são mais fáceis de combinar com pratos sem carne. Sabemos que uma das regras mais básicas de harmonização é aliar alimentos de igual peso. Logo, um tinto de corpo leve, como o Pinot Noir (especialmente os do Oregon, nos EUA) vão bem com pratos repletos de legumes frescos.
Uma combinação clássica é a de Pinot Noir com risoto ou massa elaborados com cogumelos ou qualquer um dos legumes da estação. Se quiser algo mais descontraído, experimente com Pizza Vegan, feita queijo de mandioca. Fica demais!
FESTIVAL DE PIZZAS VEGANS
Apesar de Pinot Noir e Pizza serem feitos um para o outro, vale destacar que os exemplares italianos são os que mais harmonizam com as receitas originárias do país da bota. Tudo porque os vinhos de uma determinada região tendem a combinar melhor com seus pratos nativos. Portanto, estes casam bem com receitas à base de ingredientes ricos em acidez, como o tomate.
Os exemplos ficam por conta do Chianti Clássico (elaborado com a Sangiovese) e de vinhos com Nero D’Avola (casta mais cultivada na Sicília), que trazem resultados incríveis quando combinados com massas com molho de tomate e pizza margherita. Huuummm… Delícia!
LEGUMES GRELHADOS NO VERÃO
A primavera está aí e nada melhor que investir nas verduras e legumes, mesmo que você não seja vegetariano. Assim, que tal um churrasco vegan, com direito a Tofu e Hamburguer de Legumes ou Proteínas Alternativas, como a Soja? Fato que, quando grelhados, esses alimentos adquirem um certo odor defumado que sim, vai superbem com vinhos tintos mais encorpados, como Cabernet Sauvignon ou Zinfandel.
Imagine o Tofu ou a Couve-Flor, temperados com alho, alecrim ou especiarias? Ficam suculentos, leves e saborosos. Ou seja, tudo a ver com um verão fit.
VINHOS IDEAIS PARA A CULINÁRIA VEGETARIANA
Resumindo, os vinhos ideais para refeições sem carne são: Pinot Noir, Zinfandel, Cabernet Sauvignon, Chianti Clássico (Sangiovese) e o Nero D’Avola.
Ao pesquisar para esta postagem, pensei não só nos meus amigos vegetarianos e vegans, mas nas mães de crianças com APLV (alergia a proteína do leite de vaca). Sim, vocês podem ser felizes com vinho e comer o mesmo que seus filhos.
Boa quarta! Tim-Tim!
Referência: Vivino, drinks.seriouseats.com
Ótimas dicas. Obrigada!
CurtirCurtir
Eu que agradeço, Simone. Volte sempre. Tim-Tim!
CurtirCurtir