Wine Drinks: Um Tinto de Verano Para Fazer em Casa

Se você é superfã de um bom vinho tinto, daqueles que não abrem mão da bebida nem no verão, prepare-se, pois hoje vamos ensinar a fazer um drink que virou mania na Espanha, o Tinto de Verano.

b96988e6f7d7758ccdd1e158f087425a

Mas você deve estar aí pensando, “Os espanhóis não são loucos por sangria?”. Então, os descolados dizem que sangria é para os turistas. Já os locais, preferem o Tinto de Verano!

Mais um exemplar para saborear num dia quente, junto com amigos na beira da piscina. Afinal, nada como encontrar formas inusitadas de se degustar um bom vinho.

HISTÓRIA DO TINTO DE VERANO

O drink surgiu em Córdoba, na Espanha, no início do século XX, num bar onde cantores e guitarristas se apresentavam nas noites quentes do verão europeu. Era chamado de Venta de Vargas, em homenagem ao proprietário, Antônio Vargas. Nos dias de maior calor, os moradores da cidade  já chegavam pedindo a bebida, uma mistura de vinho de tinto e gaseosa (uma espécie de soda sem aditivo de sabor).

Em pouco tempo, o drink passou a se chamar Vargas, por conta do nome do lugar. Após se popularizar além de Córdoba, o mesmo foi batizado Tinto de Verano, como é conhecido até hoje junto aos espanhóis.

Quer preparar um Tinto de Verano em casa? É muito fácil e rápido de fazer! Anote a receitinha e surpreenda seus convidados.

ANOTE A RECEITINHA

A receita mais tradicional leva vinho tinto + gaseosa + gelo + rodela de limão siciliano. Porém, em muitos bares, atualmente a bebida é preparada com refrigerante de limão, do tipo Sprite, Soda Limonada, Fanta, entre outros.

Confesso que não sou muito fã de drink com refrigerante, por isso, certamente optaria por água tônica ao invés de Sprite.

Aí vai uma receita simples e eficaz, adaptada para o verão brasileiro. Aliás, eu acho o Tinto de Verano a nossa cara! Tenho uma amiga que não bebe vinho branco nem por decreto, espumante só de vez em quando. Aposto que ela, assim como todos os Red Lovers, vão se encantar por essa receitinha. Papel e caneta na mão? Então, anote aí:

Ingredientes

  • 750 ml de vinho tinto seco de boa qualidade (já que se trata de um drink espanhol, que tal um Tempranillo?)
  • 1 litro de refrigerante de limão ou água tônica (particularmente, acho a combinação com água tônica mais interessante)
  • Rodelas de limão siciliano e gelo à gosto

Modo de preparo

  • Misture em uma jarra o refrigerante com o vinho.
  • Coloque os cubos de gelo e as rodelas de limão.
  • Sirva em copos altos.

ATUALIZADO (28-12- 2016)

Pois é, amigos. Espero que tenham curtido mais essa receitinha de Wine Drink com a cara do verão. Outro dia mesmo vi uma galera bombando Tinto de Verano nas redes. Afinal, o nome já diz tudo. E brasileiro se amarra num tinto, não é mesmo? Até eu estou pensando em investir mais nele nesse verão, apesar de preferir os branquinhos nessa época do ano.

Então é isso. Por enquanto, fico garimpando posts para a galera que ainda não conferiu, sobretudo os de Wine Drinks que, sem dúvida, são os de maior sucesso aqui no Vila Vinífera.

 Ótimo Verão! Bons drinks! Vinhos Inesquecíveis! Tim-Tim!

Anúncios

3 comentários em “Wine Drinks: Um Tinto de Verano Para Fazer em Casa

  1. Olá, só para ajudar nesta receita do Tinto de Verano, acho que aí no BR dá para trocar a gaseosa por H2OH. Para as medidas, de forma geral, colocar gelo até a metade da jarra, cobrir o gelo com tinto e completar com a gaseosa. Há quem faça pelas ruas ibéricas com uma leve caída de vermouth, que combina muito bem com este coquetel de vinho.

    Ótimo canal!
    Um abraço de mais um Zuca perdido pela Ibérica!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s