#Angatu: Música, Arte, Comida Boa e BYOB Para Você Se Deliciar Com Vinho

Estou superfeliz em ajudar a difundir o conceito BYOB (Bring Your Own Bottle) e ver essa ideia dando frutos aqui na minha cidade. Sim, nada como primeiro mudar o lugar onde a gente vive. Por isso, fiquei apaixonada pelo projeto #AngatuNiterói, comandado pela galera do site Explore Niterói com diversas parcerias. Vindo de gente tão querida, certamente eu não poderia esperar outra coisa.

exploreniteroi-angatu1-768x512
CasaDiArte, em Itaipu

Trata-se de jantares itinerantes, que acontecerão em lugares inusitados de Nikity, fora do circuito de restaurantes. E, sim, meu amigo, você poderá levar a sua garrafinha de vinho  para harmonizar com todas as delícias servidas no evento.

Mas e aí? O que é essa história de Angatu? De acordo com os organizadores, trata-se de uma palavra em tupi-guarani que quer dizer “bem estar, felicidade, alma boa”.  Ou seja, tudo a ver com a proposta do evento, que terá sua primeira edição na CasaDiArte, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói. Um lugar fofo, cheio de aconchego, arte música e gente do bem.

Nesse primeiro encontro, a temática será vegetariana, light, com a cara da primavera. O cardápio ficará por conta do Chef Ishina, do Puro e Simples Gastronomia, um superprofissional com vivência na Nova Zelândia.

Confira os pratos (entrada, prato principal e sobremesa), com direito às minhas sugestões de vinhos para você curtir o momento em grande estilo.

CARDÁPIO

hummos
Entradinha com Antipasto sempre cai bem

Antipasto: Um trio de homus aveludado, antipasto de berinjela fresca e outro de shitake curado, servido com uma seleção de pães artesanais fresquinhos.

Entrada:
Uma colorida e crocante salada primavera.

Prato principal:
Gnocchi cremoso de mandioca, com pesto de ervas, cogumelos sazonais e nozes tostadas.

Sobremesa:
Um divino bolo de banana com granola, servido com sorvete natural de cacau e molho de caramelo.

torta-de-banana-integral
Sobremesa: Torta Integral de Banana com Sorvete Natural de Cacau. Bom demais!

VINHOS PARA ACOMPANHAR A CULINÁRIA VEGETARIANA

Como os pratos vegetarianos costumam ser leves, vamos optar por rótulos de mesmo peso. Eu pretendo levar um vinho branco, mas aqui os tintos também têm vez, desde que sejam macios e pouco tânicos.

  • Sugestão de Vinho Branco (aposte no frescor): Sauvignon Blanc, Vinho Verde Português, Pinot Grigio, Chenin Blanc, Riesling ou Chardonnay.
  • Sugestão de Vinho Tinto (aposte na leveza): Carmenére, Merlot, Pinot Noir.
  • Sugestão de Espumante: branco, brut ou demi-sec, de preferência Chardonnay.
  • Sugestão de Vinho para Sobremesa: se você quiser levar uma garrafinha para acompanhar a Torta de Banana com Sorvete de Cacau, sugiro Vinho do Porto Tawny (É possível encontrar garrafinhas de 30ml que vão superbem), Espumante Moscatel ou Vinho Late Harvest (Colheita Tardia). 

ENTENDA MAIS DO CONCEITO DO ANGATU

Popup restaurants, também conhecidos como Supper Clubs, são eventos noturnos que ficaram populares em Nova Iorque, Londres, Sydney e outros lugares mundo afora. São uma espécie de laboratório colaborativo pra chefs renomados, músicos talentosos, artistas locais e tantos outros influenciadores  que, reunidos, criam uma experiência exclusiva. São eventos personalizados que misturam a experiência de um restaurante com uma noite agradável entre amigos numa festinha em casa. Amei isso, gente! Quero muitos!

exploreniteroi-angatu-chef
Chef Ishina, do Puro e Simples Gastronomia

INGRESSOS JÁ ESTÃO À VENDA

O jantar será servido às 20h, mas as portas da CasaDiArte estarão abertas desde as 19h para os visitantes. O espaço é limitado a 20 pessoas para essa primeira edição, então garanta já o seu ingresso. O valor é R$70,00 por pessoa e, para adquirir o seu, acesse o evento do #AngatuNiterói no Facebook ou envie um e-mail para contato@exploreniterói.com.br. As vendas estão abertas até o dia anterior do evento, sexta 14.

3 comentários

    • Oi, Lauro. A Turquia não tem muita tradição em vinhos. É mais fácil você encontrar boas cervejas por lá. Porém, se encontrar algum vinho turco não perca tempo e experimente. Li que eles têm umas uvas diferentes, enfim, mas é mais para exportação.
      Boa viagem!
      Denise que vai para Portugal, paraíso dos vinhos! Muito bom!
      Abraços

      Curtir

Deixe um comentário