Boas Surpresas no Wine Show 2016 do Grupo Paludo

 

Na última segunda-feira, dia 10, fui conferir o Wine Show 2016 do Grupo Paludo, que aconteceu em São Francisco, Niterói. Trata-se de um dos maiores conglomerados gastronômicos da cidade, que trouxe o que há de melhor no mundo do vinho para seus clientes e profissionais do setor.

vinhoniteroi

À convite da minha amiga Renatinha Werneck, do Explore Niterói, realizei a cobertura do evento, que contou com cerca de 350 pessoas no Restaurante Família Paludo, em plena enseada niteroiense. O Wine Show contou com a participação de 11 importadoras, incluindo Ilha de Baco, Casa Flora, Hannover,Interfood, Mistral, World Wine, Asa Import, Winebrands, Cantu, Barrinhase Zahil.

14690860_10209943386119147_4207078718202392727_n

É nesse momento que as empresas expõe seus exemplares para apreciação (e julgamento) do público. Foram cerca de 80 rótulos, entre eles espumantes, vinhos brancos, tintos e rosés. O evento também contou com comidinhas deliciosas, como queijos, frios e massas, sob medida para a degustação dos vinhos.

No Brasil, mesmo na atual conjuntura econômica, a cultura do vinho ( graças a Deus), passa por um ótimo momento. Segundo o Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin), o país se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul e certamente é um dos mercados que cresce mais rapidamente no mundo.

MEUS RÓTULOS PREFERIDOS

Durante a minha degustação, tive oportunidade de avaliar alguns rótulos, de algumas das importadoras mais importantes do país.

ESPUMANTE

Para começar, um espumante sempre vai bem. Sem dúvida, o melhor da noite foi o  Filipa Pato 3B Rosé, um português com perlage impecável e boa persistência, que enche a boca com suas borbulhas. Aroma de frutas vermelhas e um frescor sob medida para começar os trabalhos. Esse foi da Casa Flora. Nota 10!

VINHO BRANCO

O meu branquinho preferido foi o Viu Manet Secreto Sauvignon Blanc. Muito aromático! Abacaxi, Maracujá, Ervas… Tem tudo o que um vinho desta casta tem para me tirar do sério. Afinal, vocês sabem que, entre os brancos, o Sauvignon Blanc é o meu queridinho, né? E eu nem imaginava que a brincadeira estava apenas começando. Ponto para a importadora Hannover, que me recebeu com a Rosângela, uma simpatia de pessoa! Amei!

VINHO ROSÉ

Quem me conhece também sabe da minha predileção pelos rosés. Obviamente não poderia deixar de eleger o meu preferido do Wine Show! E a medalha de ouro neste quesito ficou para o Figaro 2014, da Mistral. Com o estilo fresco e saboroso dos vinhos do sul da França, trata-se de um exemplar frutado, leve e seco, elaborado por Mas de Daumas Gassac, um dos grandes ícones da França. Delícia!

14581457_10209943385039120_8154061376083367225_n

VINHO TINTO

Entre os tintos, vou destacar dois. Um de médio corpo e um mais encorpado. Para a primeira categoria, de tinto leve, fico com o El Incidente Carmenére 2010. Um vinho redondo, com predomínio de frutas negras e pimenta. Taninos muito sedosos! Confesso que há tempos não degusto um Carmenére tão bom. Isso até justifica o fato de a Rosângela ter feito um suspense danado para abrir esse vinho. Sensacional, by  Hannover.

Na categoria tinto mais potente, fico com o Garzon Tannat 2014, da Word Wine. No nariz, Frutas vermelhas maduras, como cerejas e framboesas, notas de frutas pretas, bem como  toques de baunilha e café. Um dos rótulos que deixei para o fim, a fim de comparar com os outros Tannats disponíveis. Não decepcionou.

OUTRAS SURPRESAS

Com relação às outras surpresas do Wine Show, destaco o Château Kefraya 2010, um rótulo libanês maravilhoso, da importadora Zahil. Claro que os chilenos de garagem não poderiam ficar de fora. Me encantei totalmente pelo Avla Pipeño 2013, da Importadora ASA. 70% Uva País, leve, aromático, perfeito para acompanhar os queijinhos do evento. Enfim, adorei todos os outros rótulo, mas esses foram os que mais me chamaram a atenção, em meio a mais de 80 variedade de ótimos vinhos.

14611049_10209943385479131_785780405463540409_n

Fico feliz em ver eventos desse tipo em Niterói, pois em sua maioria só acontecem no Rio ou em SP. Espero que o Wine Show do Grupo Paludo não seja exceção e que mais e mais exposições desse tipo possam abrilhantar a minha cidade sorriso.

Ótima semana! Ótimos Vinhos! Tim-Tim!

Anúncios

Um comentário em “Boas Surpresas no Wine Show 2016 do Grupo Paludo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s