Minha amiga Juliana Bezerra é historiadora e autora do blog Rumo a Madrid. A menina é tão craque na cidade que acabou se tornando uma super guia turística para brasileiros na terra de Cervantes. E hoje é ela quem assina mais um post da série “Vivendo e Aprendendo”, em que relata suas experiências comprando vinhos na capital espanhola. Mais um capítulo da nossa bela parceria.
Leia e viaje sem sair da taça!
POR JULIANA BEZERRA
Sabrina Trézze deu uma aula sobre vinho espanhol para os leitores do Rumo a Madrid e eu tenho que devolver a gentileza. Infelizmente, não vou poder cantar as virtudes do vinho madrilenho para os leitores da minha querida amiga: sabidamente a região não produz bons “sucos de uva”. O vinho da capital espanhola sempre foi vendido para a população trabalhadora, que aguentava duras horas de labuta sob o sol. Como todo mundo sabe as melhores regiões para o vinho espanhol atendem pelo nome de Douro e La Rioja.
Quem gosta de vinho também adora comprar belas garrafas quando viaja. Em Madrid, já nos supermercados, as seções de vinhos são enormes e dá pra levar bons rótulos por preços em conta.
Quando cheguei aqui, um dos meus alunos me recomendou que eu tivesse um vinho do “dia-a-dia”, que fosse acompanhar as refeições durante a semana. Pois o escolhido foi o Marquês de Cáceres, de La Rioja e que não ultrapassava 4 euros a garrafa; ele foi fundamental para termos uma noção entre as diferentes matizes de cada região espanhola, além de alegrar meus almoços e jantares do dia a dia.
Além dos supermercados, em Madrid há belas opções para se comprar vinhos e mesmo saborear uma taça de vinho comendo alguma “tapa”. Por isso, fiz uma pequena lista de lugares onde o visitante pode comprar o néctar de Baco na capital espanhola:
– La Rebelión de los Mandiles: um simpático bar-cafeteria-delicatessem na calle Mayor, pertinho da catedral Nossa Senhora de Almudena. Além de poder tomar um café e descansar da caminhada, atenção aos azeites e vinhos de todas as regiões da Espanha. Em caso de dúvida, não hesite em perguntar às simpáticas atendentes sobre os produtos expostos. Elas dão uma verdadeira aula! Endereço: Calle Mayor, 88.

– Lavinia: situada na chiquérrima calle Ortega y Gasset, a Lavinia é uma das lojas mais tradicionais de Madrid. Os rótulos ali são de fazer qualquer enólogo ficar satisfeito, mas os preços podem fazer doer um pouco o bolso. De qualquer maneira, vale a pena passar por ali, contemplar a paisagem e, quem sabe, aproveitar alguma promoção. Endereço: Calle de José Ortega y Gasset, 16.

– Gourmet Gran Vía – Situada na cobertura do El Corte Inglés, junto à estação de metrô de Callao, a loja tem uma grande variedade de rótulos e vende produtos de vários lugares do mundo. Ainda tem restaurantes e bares, e uma das vistas mais lindas de Madrid. Infelizmente, não há atendentes para explicar sobre os produtos, mas para os entendidos é um belo passeio. Endereço: Plaza del Callao, 2.

– Mares Vinos – Quem deseja receber um atendimento personalizado, ambiente aconchegante e ótimos rótulos, deve se dirigir a esta simpática loja no bairro de Salamanca. Situada a 10 minutos do centro de metrô e perto de atrações como a Fundación Juan March, a proprietária Mares, é uma simpatia e explica tudo e mais um pouco sobre vinhos e inclusive realiza degustação todas as quartas-feiras. Isso sim: somente em espanhol. Endereço: Calle de Don Ramon de la Cruz, 46. Metrô Lista.

Enoamigos, espero que tenham curtido essa delícia de texto. Deu até vontade de incluir a Espanha em um futuro Wine Tour. Afinal, é um dos países com maior área de vinhedos e exemplares espetaculares, provenientes de regiões de muita tradição em vinhos.
Aguardem, pois minha parceria com a Ju está apenas começando!
Boa semana! Ótimos vinhos! Tim-Tim!
Amei o texto. As dicas são shows e estão super registradas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou, Virgínia! A Ju é mesmo craque em Espanha 😉
CurtirCurtir
Obrigado pelas dicas
Vou visitar pelo menos três
Preciso compra uma sacola para levar os vinhos ou mala
Sabe me dizer aonde encontro
Abraços
CurtirCurtir
Obrigado pelas dicas
Vou visitar pelo menos três
Preciso compra uma sacola para levar os vinhos ou mala
Sabe me dizer aonde encontro
Abraços
CurtirCurtir
Obrigado pelas dicas
Vou visitar pelo menos três
Preciso compra uma sacola para levar os vinhos ou mala
Sabe me dizer aonde encontro
Abraços
CurtirCurtir
Oi, Mauro. Quando eu viajo, coloco os vinhos na mala de roupa mesmo. Enrolo cada um em fralda descartável e fecho com saco plástico. É uma camada de roupas e outra de vinhos e sucessivamente. Boa viagem! Tim-Tim!
CurtirCurtir