Descubra as Diferenças entre os Vinhos Biodinâmicos, Orgânicos e Naturais

Então, estava eu assistindo um programa de TV sobre vinhos aqui com o marido. E no momento em que os trabalhadores do vinhedo começaram a fazer adubo para as videiras, afirmando que “estavam passando as energias positivas”, o marido saiu da sala…ahahahaha… “Ah, parei! Que coisa mística, que frescura!”. Porém, o próprio produtor biodinâmico disse em entrevista que não tinha “nada de místico”.

photo-1423483641154-5411ec9c0ddf

Sim, acredito que muitos telespectadores (inclusive você, que está me lendo agora), devem ter ficado com a pulga atrás da orelha: “Que raios é isso, de vinho orgânico? Biodinâmico? Natureba? Bicho-Grilo?”. Mais uma vez, decidi pesquisar e ir à caça de informações. Afinal, uma boa dose de conhecimento pode quebrar muitos preconceitos.

VINHOS ORGÂNICOS 

Os vinhos orgânicos são conhecidos pela ausência de práticas agressivas e invasivas desde o vinhedo, nos quais o uso de herbicidas, pesticidas, fertilizantes e qualquer outro aditivo tóxico industrial é totalmente proibido.

Nesse caso, são utilizados apenas produtos para a prevenção de doenças, autorizados pelas certificadoras, que analisam se a vinícola cumpre todos os requisitos necessários para qualificar seu produto final como orgânico.

organic-winery

Durante a produção, é permitida a clarificação com albumina de ovo e bentonita, assim como diversos outros recursos enológicos. No entanto, a correção da acidez com ácido tartárico e a adição de anidrido sulfuroso são empregados de forma limitada.

VINHOS BIODINÂMICOS 

Enfim, chegamos nos “bichos-grilo”. A origem desses vinhos se encontra na antroposofia de Rudolf Steiner, ciência que combina medicina, homeopatia e astrologia. 

Para que um vinhedo seja considerado biodinâmico, antes de tudo, esse precisa ser orgânico. Ou seja, o uso de pesticidas ou qualquer outro elemento químico nas vinhas é terminantemente proibido.

vinedos_biodinamicos

Todo produto usado tanto na terra quanto nas plantas deve ser preparado no local, sendo denominado “compostagem”. Da mesma forma, é permitido o uso de adubo natural produzido por animais do vinhedo, com base numa proposta de fazenda auto-sustentável, que integra plantas e animais.

Os trabalhos de colheita, cantina e até as degustações são guiadas por meio de um calendário lunar e astrológico (está aí a coisa mística. Eu adoro, acho superdivertido, mas sei de pessoas que são totalmente céticas à respeito). 

O órgão mundial que rege os vinhos dinâmicos se chama Démeter. Vale lembrar que a maioria dos vinhedos da Borgonha, que produz alguns dos melhores Pinot Noir do mundo, aplica a agricultura biodinâmica em suas vinhas. E acredito que seus ancestrais também lançaram mão dessas técnicas, que apesar de intuitivas, são baseadas em estudos científicos nada místicos.

VINHOS NATURAIS  

Nesse caso, as uvas são fermentadas sem nenhuma intervenção, apenas com as leveduras indígenas (originárias da própria uva). Não é permitida a adição de anidrido sulfuroso, nem a correção de acidez, açúcar ou clarificação com auxílio de coadjuvantes.

Assim como os vinhos biodinâmicos, esses também são regidos por uma calendário lunar, solar e astrológico. Porém, a diferença entre eles está no fato de que ainda não existe um órgão que fiscalize os vinhedos que qualificam suas bebidas como naturais.

 


Espero ter solucionado as dúvidas de muitos leitores. Sem falar, que nessa eu acabo estudando também. Adoro! Essa semana está fazendo um tempinho bom aqui no Rio, bem fresquinho e próprio para a degustação de vinhos, inclusive os tintos. Por isso, ando aproveitando antes que o calorão se instale de vez.

Boa quinta para vocês! Ótimos vinhos! Tim-Tim!


Referências: Big Wine Theory, Foto das Uvas (Maja Petric), 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s