Amigos, o fim do ano já está aí. Nossa, como passou rápido! E quando se trata de Festa da Empresa, Natal e Reveillon, a gente tem mais é que comemorar mesmo. Com muito vinho e espumante, óbvio!
Acabo de me lembrar de um passado distante, quando no último dia de trabalho antes das férias coletivas eu fazia questão de comprar uma meia-garrafa de espumante para bebericar na barca, a caminho de casa. Era o meu rito de passagem particular…rsrsrs…
O tempo passa, mas algumas tradições permanecem intactas. Logo, o que eu mais bebo no fim do ano, sem dúvida, são os nossos amados espumantes. E no verão as borbulhas devem ser consumidas sempre, independente se existe ou não uma ocasião especial.
AGORA VOCÊ É O BARTENDER: SURPREENDA SEUS CONVIDADOS
Com inspiração nas festinhas de fim de ano, hoje eu vou ensinar o passo-a-passo de tudo o que você vai precisar para criar sua própria champanheria e impressionar suas visitas.
ESPUMANTE
Esse é o ingrediente básico. Acho bacana variar os estilos, pois nem todos são amantes do Brut. Sendo assim, procure incluir exemplares doces, demi-sec e extra-brut. Se a grana estiver curta, opte por rótulos nacionais. A maioria está dando banho nos importados. Divida as despesas entre os amigos e sejam felizes!
MISTURADORES
Deixe a sua champanheria com pinta de profissional e invista em sucos e purês de frutas para incrementar seus drinks com espumantes. E para criar receitas como Beliini, Rossini, Arise My Love e Kir Royal, é essencial ter misturadores sempre à mão.
FRUTAS FRESCAS
Adoro quando encontro frutas embebidas em álcool no final do meu drink. Por isso, antes de tudo, garanta morangos, kiwi, pêssego, laranja etc; tudo fresquinho para deixar as bebidas ainda mais atraentes. Mantenha, ainda, um estoque de frutas congeladas que fazem as vezes de cubos de gelo. Agradável, frutado e não deixa o espumante aguado.
ERVAS
Em certas misturas, um toque vegetal sempre cai bem. Por isso, invista em ervas frescas, que darão aroma e complexidade às suas criações. Eu gosto muito de usar hortelã, alecrim e manjericão. Nunca experimentei com espumantes, mas nas caipirinhas eu te garanto que fica divino.
RODELAS DE LIMÃO E LARANJA
Quer adicionar um pouco de acidez às suas criações? Então, corte rodelas de limão tahiti, siciliano e laranja e decore as bordas das taças. Fica lindo, sutil e muito, muito charmoso!
APEROL
O Aperol é um aperitivo, uma espécie de “Campari Italiano” que caiu nas graças dos brasileiros amantes de espumantes. Com ele, é possível criar drinks como o famoso “Spritz”, cuja receitinha você confere a seguir:
A melhor maneira de preparar o drink é seguindo três passos:
1) Coloque 3 partes do seu espumante favorito, cerca de 60 ml no copo com gelo;
Quem me conhece sabe que eu adoro brincar de Bartender. E o bom dos drinks com espumantes é que são bem fáceis de fazer. Não é necessário prática, muito menos habilidade. Sem falar que o resultado fica maravilhoso. Todos amam!
Além disso, hoje é sexta, um ótimo dia para praticar!
CONFIRA AQUI 5 WINE DRINKS PARA PREPARAR EM CASA
Bom fim de semana! Bons drinks! Tim-Tim!
Imagens: Vine Pair, Aperol (divulgação)
[…] tradicional) e “Cuzco” (de peixe com lula, polvo e camarão). Para acompanhar, fui de Aperol Spritz (receitinha aqui). O drink harmonizou superbem. […]
CurtirCurtir