Conheça os Prêmios Mais Importantes do Mundo do Vinho

Imagine-se numa loja, diante de uma estante repleta de vinhos. Nesse momento, você está confuso, tentando escolher o exemplar perfeito para aquela ocasião especial. Se for um enófilo iniciante, é bem possível que não saiba nem por onde começar.

Até que, diante daquele mar de rótulos,  nos deparamos com elas, “as medalhas”! Aqueles selos grudados nas garrafas, que podem ser de prata, ouro, bronze, de diferentes siglas, cores e nomes de críticos especializados que você nunca ouviu falar.

Voltamos ao ponto de partida. E, nessa hora, é possível que você nunca tivesse pensado que escolher uma simples garrafa da sua bebida favorita fosse uma missão tão difícil. Ou tão fácil – afinal, se tem medalha é porque ganhou um prêmio e, portanto, se trata de um bom vinho – nem sempre! Em muitos casos, esses “distintivos” são meros enfeites e ferramentas de marketing para vender vinhos aos menos experientes.

Sendo assim, quando se trata de optar pelo vinho “perfeito”, conhecer a medalha e sua real relevância pode ajudar (e muito!) nas suas futuras compras. Então, vamos lá!

OS PRÊMIOS MAIS IMPORTANTES

Decanter World Wine Awards (DWWA)

É simplesmente a maior competição do mundo vinho no que diz respeito ao número de participantes, visto que suas últimas edições alcançaram a marca de 15.000 inscritos. Só aí já dá para se ter uma ideia da influência do DWWA. O concurso é organizado pela revista Decanter, referência mundial no setor e distribuída em mais de 90 países.

decanter

Entre os prêmios concedidos pela DWWA estão as medalhas de Ouro, Prata e Bronze para os vinhos vencedores de suas categorias, provenientes de diversas regiões do mundo. O juri é composto por experts da indústria do vinho, desde blogueiros e imprensa especializada até profissionais com títulos de Master of Wine e Master Sommelier, que são as graduações máximas que se pode atingir como especialista no néctar de Baco. O Decanter World Wine Awards acontece anualmente desde 2004 e já se tornou uma referência no setor.

Concours Mondial de Bruxelles

Em 1994 foi criado o Concours Mondial de Bruxelles. Embora originalmente esse concurso tenha origem na Bélgica, a partir de 2006 o mesmo passou a ser celebrado em outros países (inclusive aqui no Brasil!).

concours-mondial-bruxelles-1024x1024

O juri é composto por mais de 300 especialistas de 50 países, que concedem os prêmios de Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata para cada categoria, que são divididas por regiões de procedência e preço dos vinhos inscritos na competição.

International Wine and Spirits Competition (IWSC)

Considerada uma das competições mais antigas, esse evento tem sua origem no Club Oenologique, fundado pelo enólogo Anton Massel, em 1969.

iwsc-award

O diferencial desse concurso fica por conta das análises químicas e procedência dos vinhos, acima das percepções organolépticas de um juri multidisciplinar, formado por Masters of Wine, Jornalistas, Sommeliers, entre outros. Esse grupo avalia cada vinho, atribuindo pontuação até 100. Com base nessa classificação, os prêmios são Medalha de Ouro (90 a 100 pontos), Prata (80 a 89 pontos) e Bronze (75 a 79 pontos), sendo que também é concedido um prêmio especial para os vencedores de cada categoria.

The International Wine Contest

Trata-se de um concurso de vinhos organizado pela Monde Selection, um Instituto Internacional de Seleções de Qualidade formado em Bruxelas em 1961. O evento baseia seus prêmios em critérios científicos e análises sensoriais, sendo endossado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

iwc-1024x1024

O juri internacional é formado por enólogos e degustadores especializados que atribuem os selos de qualidade Grande Ouro (90-100 pontos), Ouro (80-89 pontos), Prata (70-79 pontos) e Bronze (60-69 pontos).

Concurso Internacional Bacchus

Também reconhecido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o Concurso Internacional Bacchus é um dos principais prêmios espanhóis. A competição é organizada por um grupo de enófilos locais e conta com um juri de mais de 100 especialistas internacionais, entre Masters of Wine, Sommeliers e Jornalistas.

bacchus

Entre os prêmios estão as medalhas Gran Bacchus Oro, Bacchus Ouro e Bacchus Prata.

Mundus Vini

Trata-se de uma competição internacional que tem sido organizada anualmente pela Neustadt an der Weinstraße na Alemanha, desde 2011. A partir de 2014, a Mundus Vini passou a ser realizada duas vezes ao ano. Os prêmios concedidos nessa competição também são divididos em Grande Ouro, Ouro e Prata. O júri internacional conta com 200 produtores, enólogos, jornalistas e produtores de todo o mundo através de provas às cegas.

mv_med_aktuell_2010_250_Prozent

Challenge International Du Vin

challenge-international-du-vin

Com 39 anos de existência e realizado anualmente na cidade francesa de Bourg, em Bordeaux, é o concurso internacional de vinhos mais importante da França. O júri Challenge Internacional Du Vin é composto por cerca de 700 profissionais do vinho, entre enólogos, sommeliers, distribuidores etc, além de membros não-profissionais, que concedem medalhas de Ouro, Prata e Bronze aos vencedores.


Esses são alguns dos prêmios internacionais mais importantes. Porém, existem muitos outros relevantes por seu caráter regional, sobretudo aqui na América do Sul. Com tempo, pretendo falar de todos eles aqui para vocês. É bom, não apenas como cultura geral, mas para nos direcionar sobre as referências no mercado do vinho, tanto sob o ponto vista  do profissional quanto do consumidor.

Então é isso, galera da enofilia. Amanhã é sexta e tem receitinha de drink com vinho. Aguardem!

Bons Vinhos! Tim-Tim!

 

Anúncios

2 comentários em “Conheça os Prêmios Mais Importantes do Mundo do Vinho

    1. Oi, Francisco!

      Nessa lista não inclui nenhum concurso de varietal, onde são avaliados vinhos de um único tipo de uva.
      Depois quero fazer um post somente sobre eles. Muito obrigada pela sugestão, Vou anotar! Também adoro Syrah! Abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s