Combinando Brigadeiro e Vinho do Porto

Fim do ano e recebi um lindo mimo da Jeanne Campelo, da Bit Brigadeiro – a mais nova brigaderia gourmet de Nikity City (Niterói, para os íntimos). E a novidade dos docinhos elaborados especialmente para o Natal fica por conta de um ingrediente surpresa que eu amo: o Vinho do Porto.

img_20161217_141408228
Achei a embalagem da Bit superfofa! Ótima ideia para presentear no Natal.

Assim que senti o sabor superequilibrado do fortificado na receita, me lembrei de que se trata de uma das combinações mais deliciosas quando se trata de parear chocolate e vinho.  Ou seja, realmente a Jeanne sabe das coisas, tendo inclusive viajado para Portugal (terra do Porto e de alguns dos melhores doces do mundo) a fim de buscar inspiração para seu novo negócio.

HISTÓRIA DO BRIGADEIRO

Brasileiríssimo, o brigadeiro se tornou um dos doces mais famosos do mundo. Desde criança eu me perguntava sobre a origem do nome, já que imaginava que provavelmente derivava de algo bem original. E não é que era mesmo?

Em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Brasil estava em época de campanha para eleição de um novo presidente. O candidato Eduardo Gomes, cuja patente militar era Brigadeiro, tinha enorme sucesso entre as mulheres, o que aliás era comprovado pelo slogan da campanha: “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”.

vote-no-brigadeiro-que-e-bonito-e-solteiro

Sendo assim, as eleitoras mais devotas decidiram tentar promover a campanha do “bonitão” organizando festas para angariar fundos e dar ainda mais visibilidade ao candidato. Como marketing político, as senhorinhas decidiram elaborar um doce para ser vendido nesses encontros.

Na ocasião, o grande obstáculo era que como o tempo era de pós -guerra, o leite fresco e o açúcar estavam em falta, o que complicava a tarefa de se fazer qualquer doce. Assim, decidiram recorrer ao leite condensado, misturando-o com manteiga e chocolate.

O resultado foi a criação da iguaria conhecida como “o doce do brigadeiro”, que foi vendido durante toda a campanha, com o intuito de conquistar votos por meio do paladar do eleitorado. O doce foi um sucesso, mas o candidato acabou não se elegendo.

Durante a década de 50, o nome foi abreviado e o doce espalhou-se por todo o país, recebendo o título de doce genuinamente brasileiro e, sim, é um verdadeiro patrimônio da nossa gastronomia.

COMBINANDO BRIGADEIRO E VINHOS

Finalmente chegamos na harmonização. Quando se trata de combinar vinho e sobremesa, um dos segredos é tentar aproximar os níveis de açúcar, tanto do doce quanto da bebida. Sendo assim, um deverá complementar o sabor do outro, resultando numa experiência inesquecível.

Com o brigadeiro, sem dúvida, os vinhos fortificados e de alto teor alcoólico são os mais indicados. Logo de cara eu já penso em Vinho do Porto ou Madeira.

brigadier-842636_640

Para combinar com brigadeiro ou chocolate, de uma forma geral,  o vinho deve ter alto teor alcoólico e textura encorpada, com sabores frutados. Por isso, gosto muito do Porto Rubi, sem muitas firulas. Se quiser investir mais, aposte no Bannyls, Ice Wine, Madeira, Porto Vintage, Colheita ou LBV. 

Acredito que o Porto Tawny, apesar de concentrar aromas mais oxidados, como os de compota, frutas secas etc; também seja uma ótima opção. Porém, o Rubi, por ser menos complexo, não travaria uma disputa com o brigadeiro. Nesse caso, o sabor de ambos seria beneficiado.

VINHO E CHOCOLATE: COMBINAÇÃO SAUDÁVEL

Um estudo britânico constatou que o vinho tinto, quando aliado ao chocolate amargo, faz bem à saúde, ao mesmo tempo que melhora a performance do cérebro. Bom demais! Entre os tintos tranquilos que mais combinam com o chocolate estão o Zinfandel (com chocolate meio-amargo) e o Malbec (com doces à base de chocolate e café). 

Então, amigos, nada como inovar com uma boa degustação de brigadeiros com vinho, hein? Ainda mais nesse fim de ano, quando em se tratando de combinações deliciosas, quase tudo é permitido 🙂 .

Ah, e se você quiser experimentar o brigadeiro gourmet da Bit, basta entrar em contato com a Jeanne pelo telefone (Whats App) 21-98157-4392, e-mail: jecampelo@yahoo.com.br. 

Boa semana pré-natalina e ótimos vinhos! Tim-Tim!

 

Referências (e foto do Brigadeiro-Candidato: A Origem das Coisas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s