A Temperatura de Serviço Afeta o Sabor do Vinho?

Será que a temperatura de serviço possui o poder de alterar o sabor da bebida? Existem temperaturas ideais para servir diferentes estilos de vinho? Essas são dúvidas comuns à maioria dos iniciantes. A resposta é SIM, sendo que a boa notícia é que saber quais vinhos devem ser servidos em determinadas temperaturas pode ser muito mais fácil do que se imagina.

GUIA DE SERVIÇO DE TEMPERATURA DO VINHO

Então, pessoal, a razão pela qual é tão importante servir o vinho na temperatura correta é que esta pode impactar diretamente nos odores e sabores do nosso néctar. Ao servir o vinho na temperatura ideal, potencializamos e garantimos as melhores experiências em termos de degustação.

a-temperatura-ideal_fixed_large

Sendo assim, se liga nessas dicas e prepare-se para mandar superbem no serviço do vinho.

ESPUMANTES DEVEM SER SERVIDOS ENTRE 6 E 8ºC

A maioria das pessoas gosta de colocar a garrafa de espumante no congelador, geralmente 1 hora antes de abri-la. Porém, CUIDADO: não se esqueça dela ou o resultado pode ser uma tremenda explosão! Se você estiver com pouco tempo, também é possível colocar a garrafa em um balde de gelo com água, álcool e sal grosso. Deixe a “mistura” agir por 30 minutos e corra para o abraço.

pouring_champagne

O geladinho faz com que as bolhas se tornem mais finas, em vez de espumosas. Após abrir a garrafa e servir as primeiras taças, coloque-a aberta de volta no balde de gelo até que a mesma tenha terminado.

VINHO BRANCO E ROSÉ DEVEM SER SERVIDOS ENTRE 10 E 12ºC

A melhor forma de fazer com que seu vinho branco ou rosé atinja a temperatura correta é colocando-o na geladeira imediatamente após a compra. Agora, se você adquirir o vinho no mesmo dia que for bebê-lo, deixe-o na geladeira por várias horas ou coloque no congelador por cerca de 30 minutos. Esse é o segredo!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Depois de abrir a garrafa e servir as primeiras taças, deixe-a sobre a mesa (suada mesmo) e observe como os aromas se modificam à medida que a temperatura sobe. Utilize um termômetro para saber se o líquido atingiu a temperatura desejada e boa degustação.

VINHO TINTO DEVE SER SERVIDO FRESCO (ENTRE 16 E 18ºC)

Com relação aos tintos, o grande erro é achar que devem ser servidos a temperatura ambiente. Se levarmos em conta que nesse momento aqui no Rio de Janeiro os termômetros marcam cerca de 30ºC, sua degustação pode estar prestes a se tornar um verdadeiro fiasco. Por isso, para que o tinto atinja o ponto ideal de serviço, é necessário deixá-lo na geladeira por 1h antes de abri-lo. Ou, se a pressa for maior, 15 minutos no congelador já são suficientes.

Após sacar a rolha e decantar o líquido (se for necessário), deve-se deixar a bebida repousando na mesa para que atinja lentamente a temperatura desejada.

TABELA DE TEMPERATURAS DE ACORDO COM O ESTILO DO VINHO

Com o intuito de ser ainda mais específica, segue uma tabelinha nota 10, com as temperaturas ideais para os respectivos estilos de fermentado. Consulte sempre que precisar e curta a experiência.

escoladovinho1


Muito bom, hein? Sem dúvida, é um assunto importantíssimo quando se trata de verão. Nessa época, prefiro os vinhos mais leves e geladinhos. Na noite de Natal, por exemplo, fui de Vinho Verde e desceu superbem.

Então é isso, meus amigos! Estamos na última semana do ano e nada como fazer planos. Sei que em certos momentos pensar no futuro pode ser perda de tempo, mas em pleno fim do ano acaba sendo inevitável.

Boa semana! Ótimos vinhos e Feliz 2017! Tim-Tim! Salute! Cheers! Santé!

Referências: VinePair,Revista Adega

Um comentário em “A Temperatura de Serviço Afeta o Sabor do Vinho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s