É isso aí! 2018 já chegou com tudo! Como sabemos, geralmente os primeiros meses do ano são de celebração e as festividades costumam ir até o carnaval. Logo, é sempre bom ficar por dentro dos macetes capazes de facilitar a nossa vida no mundo do vinho.
Entre os acessórios mais amados pelos enófilos de plantão, o saca-rolhas reina absoluto! Afinal, é ele quem liberta os nossos amados vinhos de suas garrafas (para a nossa alegria!). Eu mesma ando com o meu sempre na bolsa (Ser pega desprevenida? Nunca!). E se você não tem um exemplar screw-cap à mão, na hora do sufoco vale tudo. O que não vale é deixar de desfrutar do nosso amado néctar dos deuses.
VOCÊ QUER DEGUSTAR UM BOM VINHO E NÃO TEM SACA-ROLHAS: O QUE FAZER?
Antes de tudo, vale destacar que essas dicas não são 100% infalíveis. Na verdade, elas podem até danificar sua garrafa caso você não as coloque em prática de forma incorreta ou sem lançar mão dos cuidados necessários.
Entre os riscos, está o de inundar o líquido com fragmentos de cortiça e, até mesmo, o de quebrar sua tão desejada garrafa. Assim, se você tem um rótulo raro e/ou caro, deixe a vontade de lado e espere para abri-la com um saca-rolhas adequado (em alguns casos, é necessário utilizar um no estilo pinça). Ou seja, se você é um colecionador de vinhos e tem amor às suas garrafas, por favor, não se arrisque desta forma. Porém, esse não é o caso da maioria das pessoas, que viajou de férias e esqueceu o saca-rolhas em casa, por exemplo.
Nessas horas, as técnicas a seguir podem ajudá-lo (e muito) a sair do desespero e ter uma noite de vinho das mais memoráveis.
1- UTILIZE UM PARAFUSO (QUANTO MAIS LONGO MELHOR), UMA CHAVE DE FENDA E UM MARTELO
Esse é provavelmente um dos métodos mais seguros nesta lista, mas requer certa força e resistência, visto que podemos nos cansar facilmente.
- Pegue o parafuso (de preferência bem longo) e comece a parafuseá-lo na cortiça com uma chave de fenda até que atinja mais ou menos uma polegada de distância de sua extremidade. A seguir, utilize a parte traseira do martelo, prendendo-a ao parafuso e, depois, puxe a cortiça para fora da garrafa. Nesse caso você estará improvisando um saca-rolhas no formato T, aquele tradicional. Simples assim.
2- EMPURRE A CORTIÇA COM O PUNHO DE UMA COLHER DE PAU OU QUALQUER OUTRO OBJETO SIMILAR DE MESMO TAMANHO
- Esse é outro método bem seguro frente a outros dessa lista, mas tem suas desvantagens. Para abrir o vinho em questão, você vai precisar empurrar a cortiça com o punho da colher de pau (ou algo semelhante), forçando-a para baixo, a fim de que a mesma possa ser direcionada para dentro da garrafa.
- Infelizmente, nesse caso, é praticamente impossível retirar a rolha do recipiente. Se a mesma estiver velha ou ressecada, ainda há o risco de ela se desfragmentar dentro do líquido. Sendo assim, faça uma espécie de “filtragem”, com um coador, na medida em que despeja todo o vinho para um Decanter ou qualquer outra jarra.
3- BOMBEIE A ROLHA PARA FORA
- Esse é relativamente simples. Você vai precisar de uma bomba de bicicleta com agulha anexa. Insira a agulha na cortiça até que a mesma ultrapasse toda a rolha e atinja o ar entre a cortiça e o vinho. Em seguida, bombeie o ar para dentro da garrafa. Conforme você bombeia, a rolha vai saindo da garrafa, em virtude da pressão exercida pelo ar.
4- UTILIZE UMA CHAVE OU FACA DE SERRA
- Essa opção é bastante semelhante a de número 1, em que você usa um parafuso e um martelo para sacar a rolha. Desta vez, no entanto, você precisará usar apenas uma chave, uma faca serrilhada ou algo que funcione da mesma forma. Introduza o objeto na cortiça num ângulo de 45º e gire a extremidade do mesmo em círculos, torcendo a rolha lentamente para fora.
- Após algumas rotações, a rolha deverá sair. Certifique-se de que o objeto foi realmente introduzido na cortiça, pois caso contrário a mesma poderá se fragmentar, o que será, por si só, um tremendo desastre. Se isso acontecer, recorra à solução apontada pelo item 2 (coar e decantar o vinho).
5- ENVOLVA A GARRAFA COM UMA TOALHA E EMPURRE A MESMA CONTRA UMA PAREDE
- Chegamos a um ponto da lista em que as coisas ficam mais perigosas. Então, prossiga com cautela. As opções anteriores exigiam o uso de pelo menos uma ferramenta. Porém, se você estiver numa situação em que quase todos os recursos são escassos (numa casa de campo ou praia sem muita estrutura, por exemplo), essa técnica pode ajudar muito.
- Basta enrolar o fundo da garrafa de vinho numa toalha grossa (ou em duas, para ficar ainda mais seguro) e bata-o contra uma parede repetidas vezes. Agora, há o risco da sua garrafa quebrar. Por isso, só lance mão desta técnica em último caso. Fato: você não vai conseguir sacar a rolha logo na primeira vez em que bater com o fundo da garrafa contra a parede. Logo, sugerimos que você não use sua força total, preocupando-se apenas em bater repetidas vez, sem tanta intensidade, movendo a rolha lentamente para fora da garrafa.
6- UTILIZE UM SAPATO
- Essa técnica é semelhante a da toalha, porém, um pouco menos arriscada. Aquim você também deverá envolver o fundo da garrafa com uma toalha. Só que, ao invés de bater com o mesmo contra a parede, você prenderá a garrafa entre as pernas e irá bater com um sapato repetidas vezes no fundo do recipiente. Isso pode levar muuuito tempo, mas é bem mais seguro que o item de número 5. Lembre-se de parar de bater antes que a rolha saia completamente, a fim de evitar outro desastre: vinho desperdiçado e manchas no tapete.
Entre as opções disponíveis, está a de usar um maçarico na boca da garrafa o que, sinceramente, apesar de funcionar, é SUPERPERIGOSA, pois a garrafa pode EXPLODIR, literalmente. Há tantas dicas bacanas e o sujeito vai usar justo essa? Melhor evitar um acidente em plenas férias, não é mesmo?
Amigos, espero que essas dicas possam salvá-los num momento de dificuldade. Estar com uma boa garrafa em mãos sem um aparato decente para abri-la é mesmo complicado. Só quem já sentiu na pele sabe como é…rs.
Então é isso, pessoal! Bom verão! Ótimos vinhos! Férias Inesquecíveis! Tim-Tim!
Usei o método nº5 quando era adolescente, organizamos um queijos e vinhos com a galera e ninguém cuidou do saca rolhas. Lá por volta da meia noite, na décima segunda garrafa toca a campainha e ao abrir encontro uma senhorinha em desespero – Filho, a música tudo bem, mas será que dava pra parar de bater na minha parede?
Assim, recomendo, ao usar este método procurar saber antes quem pode estar do outro lado.
CurtirCurtir
Boa dica, Flaminio! Obrigada por sua presença por aqui. Tim-Tim!
CurtirCurtir
Republicou isso em Vila Viníferae comentado:
Saiu de casa nas férias e esqueceu o saca-rolhas? Confira essas dicas infalíveis:
CurtirCurtir
Por isso que adoro meu abridor de vinho eletrico porque é cada uma que passamos em casa para apreciar um bom vinho. O abridor também é uma boa dica de presente, vou deixar aqui o produto que tenho para consulta: http://www.quantaproducts.co/produto/QTPAVE91/pack-abridor-de–vinho-el.html
CurtirCurtir