Lifestyle: Os 10 Mandamentos do Vinho

Fato que nós, apreciadores de vinhos, temos as nossas diretrizes. Pode ser que não sejam assim tão explícitas, mas sem dúvida geram conflitos, sobretudo quando são proferidas por aqueles considerados um tanto quanto esnobes. Sim, o que mais vejo é gente destilando veneno nas redes sociais, tirando sarro do amiguinho que está curtindo seu Toro Loco ou Reservado totalmente desprovido de pretensões. Afinal, em se tratando de vinho, uma regra é clara: Beba o que te faz feliz! 

98337136_fc50b5a6b0

E foi pensando nisso que hoje me inspirei a lançar algumas regrinhas do bem, que vão ajudá-lo a se adaptar ao Mundo do Vinho. Confesso que ainda estou aprendendo, viu? Sim, a gente aprende com a vida. Bora?

1- HONRA O TEU VINHO

Seja Chateau Lafite ou Reservado. Se você escolheu esse rótulo é porque era o que estava dentro das suas possibilidades. E, sim, é possível ser feliz com um Reservado, sobretudo se você está em um lugar onde as opções são escassas e você necessita de uma taça de tinto. Sem falar que nem todo mundo é entendedor e se contenta com o que está a mão. Deixe os preconceitos de lado e corra para o abraço!

13943700117_d4d1ac8e5b

2- EXPANDA SEU PALADAR 

Já disse um milhão de vezes que sou super a favor de descobrir novos sabores. Afinal, se você se prende apenas àquele rótulo “testado e aprovado” está perdendo uma grande chance de sentir outros prazeres e se surpreender com um vinho que tem tudo para se tornar o seu “novo queridinho” ou, melhor ainda, um dos favoritos. Enofilia é degustação, expandir o campo sensorial, se dar a oportunidade de apreciar cheiros e sabores diferentes. Amo muito tudo isso!

3- RESPEITE SEUS LIMITES 

Falo por experiência própria – todas as vezes em que bebi uma taça a mais que as minhas possibilidades fisiológicas permitiam, me dei mal! – Vinho é bom, faz um bem enorme para a saúde, mas possui uma graduação alcoólica razoável, no mínimo, em torno de 12%. Por isso, quando a gente se reúne com os amigos, devemos ter em mente que vinho não é cerveja. Não dá para ficar bebendo horas e horas socialmente, muitas e muitas garrafas. As chances de você se arrepender depois, sobretudo no dia seguinte, são grandes. Por isso, beba devagar, saboreando e degustando cada gota.

26248537356_14235a21bd

4- NEM TODOS OS VINHOS SÃO IGUAIS

Um grande vinho pode não ser caro, mas também não é barato. Estou falando de um grande vinho, Ok? Pois é bom que se saiba que os néctares, de uma forma geral, são elaborados para ocasiões e públicos bem distintos. A indústria quer atender a todos os gostos. Ou seja, não dá para comparar um grande rótulo com um outro de entrada, feito para inciantes ou para ser desfrutado no dia-a-dia ao lado da sua macarronada.

5- COMPARTILHE SEU VINHO

Além do prazer sensorial, o vinho proporciona uma outra magia: reúne as pessoas. Muitas vezes, personalidades totalmente conflituosas acabam se rendendo diante de uma mesma garrafa. Por isso, não seja egoísta. Divida o seu néctar com os amigos e, em troca, vivencie encontros memoráveis. Afinal, o vinho é sempre bom quando apreciado em boa companhia.

30478946353_cedebba8a1

6- RESPEITE O GOSTO DOS OUTROS 

Sim, voltamos ao discurso do primeiro parágrafo desse artigo: Vinho bom é aquele que te faz feliz. Afinal, assim como um rótulo nunca é igual ao outro, as pessoas também são diferentes e têm suas próprias personalidades. Ou seja, se você tem um amigo de infância que adora um vinho docinho, não o repreenda! Ninguém quer ficar com fama de enochato, não é mesmo? Cada um com seu cada um e deixe o cada um dos outros. 🙂

7- O VINHO APROFUNDA A EXPERIÊNCIA E A EXPERIÊNCIA APROFUNDA O VINHO

É isso mesmo! Tudo o que está ao seu redor pode servir como munição na hora de degustar um rótulo. Os cheiros, os sabores, as cores… Enfim, isso tudo faz com que a sua vivência torne o vinho ainda mais prazeroso. E o inverso também ocorre. A taça perfeita no momento certo é capaz de tornar qualquer experiência inesquecível.

8- BEBERÁS UM COPO D’ÁGUA A CADA TAÇA DE VINHO

Ao beber água e vinho alternadamente, as chances de passar dos limites são bem menores. Além de te hidratar, a água permite que você dê mais valor a cada gole, degustando bem devagar.

red-wine-1506228_640

9- DESFRUTE DE VINHOS JOVENS, SABOREIE OS DE MEIA-IDADE E HONRE OS ANTIGOS

Cada rótulo tem muito a oferecer e, sem dúvida, dependendo da ocasião, corresponde perfeitamente às expectativas. Um vinho jovem e frutado pode ser a companhia perfeita para um bate-papo com os amigos. Já um rótulo antigo tem o poder de nos transportar no tempo. Aguça não só os sentidos como também a imaginação, visto que em uma única garrafa é possível ter uma ideia de como foi o ano da safra, sobretudo se você estuda o mundo do vinho há tempos e deseja colocar todas as suas experiências em prática.

10- O VINHO ESTÁ SEMPRE MUDANDO E EVOLUINDO

Vinho é vida no melhor sentido da frase. Com o passar dos anos na garrafa, na ausência ou presença de oxigênio, o nosso néctar se transforma! E isso é uma dos aspectos mais singulares para quem aprecia vinho. Deixe seu vinho viver, respirar na taça, liberar todos os aromas. Deixe que uma garrafa mostre todo o seu potencial daqui a alguns anos. Às vezes, apesar da ansiedade, pode ser a hora daquele líquido ficar quietinho, ou seja, se autoconhecer mesmo. Depois que ele amadurecer mais um pouquinho, com certeza vai querer te convencer que a sua missão aqui na terra é te fazer feliz!

8801626760_3df7083aa3


Espero que tenham curtido esse artigo tanto quanto eu adorei escreve-lo. Quando se trata de vinho, é preciso mais vivência e menos soberba. Mais amor e menos regras inquestionáveis. Afinal, o melhor é curtir sem julgamentos.

Ótimos vinhos! Tim-Tim!

Referência: Wine Folly

2 comentários em “Lifestyle: Os 10 Mandamentos do Vinho

  1. Adorei!Adorei!Adoreiii!!! Penso como você. Vinho pra mim é algo para reunir, agregar e esse papo de gente chata te podando ou querendo expor um conhecimento que pro momento, não interessa, é muito chato! Vinho é uma bebida para degustar em todos os sentidos. Sem regras! A não ser que esteja num curso aí…
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s