Ah, vocês pensaram que não iria rolar receita de winedrink hoje, né? Ledo engano! A de hoje já estava guardadinha há tempos e eu não via a hora de soltar logo por aqui.
Trata-se de uma receita refrescante e que combina perfeitamente com o verão. Sabe aquela frutinha vermelhinha, a Romã? Ela voltou à moda com tudo e tem protagonizado uma série de coquetéis inesquecíveis, inclusive os nossos amados winedrinks.
Além de ter um azedinho delicioso, ficam lindas dentro da taça! Ideal para servir como aperitivo para os amigos. O povo vai ficar de boca aberta!
Para fazer esse drink, vamos usar um xarope de romã superfácil de fazer em casa. Com apenas uma colher de chá por copo você prepara um drink refrescante e doce, sem ser enjoativo (a romã tem esse poder!).
Aqui no Brasil, as romãs são a cara do verão (tanto que existe um milhão de simpatias de fim de reveillon com ela..rsrs). Essa receita encanta por sua simplicidade e complexidade de sabores. É frutado e ao mesmo seco. Sutil e elegante. Delícia!
ANOTE A RECEITINHA E SEJA FELIZ
Ingredientes:
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de água filtrada
- 1 Romã das grandes
- 1 garrafa de Prosecco
Obs: o xarope de romã caseiro rende bem, dá para umas 50 porções. No entanto, uma garrafa de Prosecco só serve 5 pessoas. Fique ligado!
Receita de Xarope de Romã Caseiro
- Retire as sementes da romã e reserve.
- Numa panela, faça o xarope de açúcar normal, misturando a água com o açúcar em fogo (médio) até que o mesmo se dissolva.
- Adicione cerca de 1/2 das sementes de romã na panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos antes de esmagá-las com um garfo ou um amassador de batatas.
- Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por cerca de 5 a 10 minutos e reserve o líquido.
DICA: Quando se está preparando esse xarope, é possível notar que as sementes de romã acrescentam um ligeiro amargor ao líquido (afinal, são azedinhas). Para neutralizar isso, adicione cerca de 15 pimentinhas durante o período de descanso. Não é suficiente para suprimir os aromas, apenas o suficiente para incluir uma pitada de especiarias capaz de resolver a questão do amargor. Fica ótimo!
PREPARANDO O COQUETEL
Coloque 1 colher de chá de xarope de romã no fundo de uma taça tipo flûte e cubra com uma colherada de romãs frescas. Na hora de colocar o espumante, incline a taça de forma a não agitar muito os ingredientes do fundo. E voilá! Saca só como é fácil!
Então é isso, enoamigos! Amanhã é dia de colocar todas essas dicas em prática. E que flûte linda essa da foto, hein? Mas o que eu queria mesmo era comprar uma taça de espumante estilo tulipa, que está superdifícil de encontrar para a venda. Se alguém souber onde tem disponível pode me avisar. Acho esse modelo lindo de tudo.
Outra coisa muito lindinha que vi e combina demais com esse artigo é um bonsai de romã. Gente, é fofo demais! Vem com as frutinhas. 🙂
Boa sexta! Bom final de semana! Tim-Tim!
Referência: Wine Folly
Sabrina, qual o tipo de pimentinha q vc usa no xarope de romã para amenizar o amargor?
CurtirCurtir
Olá, Madalena! Eu gosto do amarguinho da Romã, mas se fosse usar pimenta, optaria pela vermelha, dedo de moça (em pouquíssima quantidade, claro!). Obrigada pelo comentário e volte mais vezes! Bjs e vinhos!
CurtirCurtir