8 Modelos de Saca-Rolhas Indicados Inclusive Para Iniciantes

Enoamigos, não há nada mais prático para qualquer amante dos vinhos do que ter um excelente saca-rolhas sempre a mão. E, acreditem, muitas vezes encontrar o seu queridinho não é tarefa fácil. Sem falar que nem todos os rótulos são ideais para cada tipo de saca-rolhas.

Por exemplo, vinhos de guarda, há tempos armazenados, devem ter suas rolhas retiradas de forma delicada e, portanto, precisam de um acessório que trabalhe com eficácia. Ou seja, trata-se de um acessório simples, mas, ao mesmo tempo muito útil e que atende a diversas necessidades.

Mas aí, você, leitor do Vila, deve estar se perguntando, “Mas esse já é o segundo artigo sobre saca-rolhas”.. Sim, é isso mesmo! Às vezes o novo conteúdo vale a pena uma nova postagem, mais objetiva. Então, bora descobrir quais são os modelos mais descolados e indicados por sommeliers de todo o mundo? Prepare-se:

1- SACA-ROLHAS DE DOIS ESTÁGIOS

Esse modelo é o mais utilizado por profissionais, sendo que a sua praticidade, precisão e facilidade de manuseio também encanta os enófilos mais experientes. Mas, no geral, é o preferido dos iniciados.

el-sacacorchos-de-dos-tiempos

Características: como o próprio nome sugere, 2 estágios são o suficiente para abrir a garrafa lindamente! É rápido e muito tranquilo. Na minha opinião, apesar da aparência intimidadora, é o modelo mais fácil de ser manuseado. De tamanho pequeno, conta, ainda, com um pequeno cortador de cápsulas. Perfeito para levar na bolsa!

Pontos Fortes: Uso simples e preciso.

Pontos Fracos:  Para os iniciantes, seu uso pode parecer complicado. Mas, não desista! Insista! Com o tempo, você perceber o quanto é fácil (foi assim comigo!).


2- SACA-ROLHAS DE ABAS

O modelo de abas é o mais comum em nossas casas. Provavelmente você deve ter conseguido sacar sua primeira rolha com um desse. Seu uso é muito difundido entre os inciantes.

el-sacacorchos-de-alas

Características: Seu design permite abrir uma garrafa sem força e muito menos habilidade. Por seu tamanho, ocupa muito mais espaço que um saca-rolhas de dois estágios.

Pontos Fortes: Por ser menos intimidador, é o mais usado pelos amadores.

Pontos Fracos: Além de ocupar mais espaço, pelo menos comigo, não era nada prático. Eu acaba quebrando quase todas as rolhas que eu sacava. Ou seja, nem sempre o que parece mais fácil é o melhor.


3- SACA-ROLHAS EM FORMA DE “T”

Esse é o preferido dos mais conservadores, sobretudo aqueles que esbanjam força e habilidade. Meu pai usou muito até que eu o ensinei a manusear o de dois estágios. Hoje em dia ele não quer outra vida.

el-sacacorchos-forma-de-t

É para quem ainda não se rendeu ao computador e insiste na antiga máquina de escrever. 

Características: O saca-rolhas em forma de T é o de design mais simples por sua vez o menos prático para o propósito. O arranque não tem qualquer ponto de apoio na cortiça, que deve ser retirada à mão livre, no “muque” mesmo. De carona na onda dos tradicionalistas, os fabricantes estão dando ares modernos aos saca-rolhas em formato de T, com desenhos inusitados e muito lindos.

Pontos Fortes: Hoje em dia há muitos saca-rolhas desse tipo com design muito atraentes. São verdadeiros objetos de decoração.

Pontos Fracos: Sua utilização é complicada e requer muita força e habilidade.


4- SACA-ROLHAS DE ROSCA

Apesar de não ser tão conhecido, esse saca-rolhas é ideal para os iniciantes, sobretudo aqueles que não se adaptaram a nenhum dos modelos listados acima.

el-sacacorchos-de-rosca

Características: Seu uso é muito simples, uma vez que devemos girar apenas a peça superior através da rolha para que essa seja retirada por completo. Esse modelo ocupa tanto espaço quanto o de abas e ainda custa muito mais caro.

Pontos Fortes: Seu uso é muito simples e prático.

Pontos Fracos: Ocupa muito espaço. Preço elevado.


5- SACA-ROLHAS DE LÂMINA

Esse é perfeito para os apreciadores dos vinhos de guarda, visto que permite puxar a rolha sem danificá-la.

el-sacacorchos-de-laminas1

Características: Esse modelo é o mais complexo de todos e requer muita habilidade. Se usa introduzindo as lâminas entre a rolha e o gargalo da garrafa. A cortiça sai intacta, sem nenhum buraco sequer. É lindo de ver! Geralmente é utilizado em garrafas com rolhas de cortiça desgastadas pelo tempo e que devem ser removidas com toda a delicadeza, com o intuito de preservar o vinho.

Pontos Fortes: Nos permite extrair a rolha de garrafas de vinhos de guarda sem danificá-las, de forma supercorreta.

Pontos Fracos: Exige muita habilidade e prática. Pode provocar uma certa tensão no momento de remover a cortiça. Por isso, requer segurança e auto-confiança.


6- SACA-ROLHAS ELÉTRICO

Esse é para aqueles enófilos que querem abrir suas garrafas sem complicações. Só na praticidade.

el-sacacorchos-electrico

Características: Esse modelo não necessita prática e muito menos habilidade, justamente por ser elétrico. Basta acoplá-lo no gargalo da garrafa e apertar um botão. A rolha sai rapidinho.

Pontos Fortes: É muito, muito fácil de usar!

Pontos Fracos: Além de ser muito pouco portátil, você vai precisar de pilha (ou pilhas) para fazê-lo funcionar.


7- SACA-ROLHAS LEVER

O Lever também é um dos queridinhos dos iniciantes, sobretudo por sua facilidade de manuseio.

el-sacacorchos-de-palanca

Características: É necessário acoplá-lo em torno do gargalo e empurrar a alavanca para baixo, a fim de introduzi-lo até que a cortiça seja removida. É muito útil para quem está começando, porém, leva um pouco de tempo até que a gente se familiarize com ele.

Pontos Fortes: Uso fácil e preciso.

Pontos Fracos: A partir do momento em que a gente vai se acostumando, o tamanho passa a incomodar um pouquinho. Sem falar que, assim como o elétrico, também não é nada portátil.


8 – SACA-ROLHAS DE AR COMPRIMIDO

Mais um exemplar facílimo de operar. Perfeito para iniciantes!

el-sacacorchos-de-aire-comprimido

Características: O saca-rolhas de ar comprimido é o menos comum de se ver por aí. O mecanismo consiste em injetar uma agulha através da cortiça e bombear ar até que a rolha saia da garrafa. Esse método não é muito utilizado, visto que a injeção de ar pode remover os sedimentos e/ou alterar o vinho.

Pontos Fortes: É muito rápido e fácil! Qualquer um aprende a utilizar.

Pontos Fracos: Os sedimentos podem ser remexidos, alternando as características do vinho.


Então é isso, viníferos! Em se tratando de saca-rolhas, há modelos para todos os gostos e bolsos. Ou seja, zero razões para deixar os nossos amados vinhos aprisionados nas garrafas, certo? Vamos libertá-los!

Boa semana! Ótimos Vinhos! Tim-Tim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s