Sexta-feira pré-carnavalesca e nada como preparar mais uma delícia de coquetel com o nosso amado néctar dos deuses. E, como sempre, trago uma opção tranquila, perfeita para o churrasco com os amigos ou simplesmente para bebericar enquanto se assiste ao desfile pela TV.
Mas se você for do tipo empolgado e que adora um bloco carnavalesco, não se acanhe! Esse drink pode ser transformado em “Sacolé” (ou Geladinho”) Facilmente! Afinal, vai sorvete e espumante! Que beleza!
Anote a receitinha:
- 10 ml de vodca cítrica (também vale com vodca tradicional)
- 1 bola de sorvete de limão-siciliano (ou sorbet de tangerina)
- 40 ml de Champanhe ou outro espumante
- 1 tira de casca de limão-siciliano para decorar (ou de laranja se usar sorbet de tangerina)
- No liquidificador, bata ligeiramente a vodca e o sorvete.
- Em uma taça, sirva e complete com o Champanhe.
- Decore com a casca de limão e sirva.
Caso queira optar pelo “Sacolé” (ou Geladinho), despeje a mistura do liquidificador direto nos saquinhos e coloque no freezer. Quando estiverem bem firmes, já dá para consumir. Se for levar para a rua, não se esqueça de acondicioná-los em caixinha de isopor ou bolsa térmica.
HISTÓRIA DO SACOLÉ (OU GELADINHO)
Trata-se de uma espécie de picolé artesanal preparado dentro de pequenos sacos plásticos. Esta iguaria surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente salgado, era usado como fonte proteica pelos marinheiros norte-americanos.
A expressão “sacolé” foi criada como uma fusão das palavras “saco” e “picolé”, por ser uma iguaria gelada preparada em sacos plásticos. As expressões “geladinho” e “gelinho” popularizaram-se em função da marca registrada “Geladinho”, principal fabricante deste tipo de doce. Já nomes como dindim, chupe-chupe, juju, etc.. imitam sons onomatopeicos.
Em outros países não existe um nome específico para a sobremesa, sendo chamada apenas de doce gelado (ice candy) nos locais onde é comercializada.
Então é isso, enoamigos foliões! Quando se trata de curtir o carnaval com vinhos, a gente tem mais é que soltar a criatividade mesmo. Vale sacolé de Espumante (os já famosos “Chandonlés”), de Vinho Branco, de Mimosa, de Rossini, Beliini e por aí vai…Sempre usando a dica de inserir a mistura nos saquinhos e congelar.
Bom, né? Que tal fazer em casa? Faça e não se esqueça de postar com a hashtag #vilavinifera . Depois? Ahhhh, amigo, é só correr para a o abraço.
Bom carnaval! Bons Drinks! Ótimos Vinhos! Tim-Tim!