Por Que Tem-se o Costume de Cultivar Rosas Ao Longo dos Vinhedos?

Sempre me perguntei sobre o porquê das rosas no entorno dos vinhedos. Por si só, as videiras já são únicas, transbordante de vida e beleza. Junto com as flores, então, nem se fala! É tudo lindo e ao mesmo tempo intrigante. Por tudo isso, hoje decidi desvendar esse mistério junto com você. Vamos lá!

wachau-257394_1280

UVAS E ROSAS

Há várias razões para se plantar rosas nas vinhas. Uma delas é óbvia: a composição do cenário. É inegável que vinhedos repletos de flores deslumbram qualquer um, seja turista ou trabalhador. Ainda mais rosas, não é mesmo? São lindas!

Em muitas regiões do mundo, os produtores utilizam as rosas, ainda, como forma de organizar o espaço, distinguindo a denominação do vinho para o qual as uvas são destinadas. Por exemplo, Rosas Brancas indicam que a área plantada se refere à produção de Vinho Branco, ao passo que as Rosas Vermelhas sinalizam que as uvas são para o Vinho Tinto.

mendoza-1559928_640

  A TÉCNICA DE IDENTIFICAR PRAGAS NOS VINHEDOS 

Agora sim, vamos à razão mais importante: sabe-se que tanto as uvas quanto as rosas são susceptíveis a contrair as mesmas doenças, causadas por fungos, sendo que as rosas são sempre as primeiras a manifestar os sintomas. Isso funciona como um bom indicador de possíveis pragas nas uvas. 

Ou seja, quando o vinicultor identifica o perigo com antecedência, ele pode aplicar prontamente inseticidas à base de enxofre, entre outros tratamentos necessários para que as flores sejam tratadas, evitando, assim, que as pragas cheguem também às uvas.

Ok, não sou a favor do uso indiscriminado de pesticidas e admiro muito as empresas que investem em vinhos orgânicos e biodinâmicos. Porém, a realidade é que a maioria das vinícolas ainda faz uso de produtos químicos como forma de proteger seus vinhedos.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Entre as principais pragas que podem ser evitadas simplesmente pela presença das rosas, estão o oídio e o míldio. Caso permaneçam nas uvas, tanto um quanto o outro é capaz de arrasar com qualquer colheita, ou seja, uma tragédia para qualquer vitivinicultor.

DSC9651-Rosas

Além disso, cultivar rosas em torno dos vinhedos ajuda a afastar os pássaros, entre outros animais terrestres, que adoram se alimentar com as uvas docinhas.


Pois bem enoamigos, não sei se vocês já perceberam, mas ando à caça de curiosidades sobre o néctar dos deuses e sua produção. Afinal, quem ama vinhos quase sempre já se questionou a respeito de alguma prática ou detalhe da produção.

As rosas, assim como as uvas, são delicadas e lindas. E fico muito feliz em saber que, além de tudo, são verdadeiros anjos da guarda dos nossos amados vinhos.

Até a próxima! Bons vinhos! Tim-Tim!

Referências: www.redsustentable.org | www.fotoyvino.cl

4 comentários

  1. Tomara que seja possivel diminuir a aplicaçao de defensivos agricolas tambem. Me espanta o uso indiscriminado de “tratamentos” como chamam isso na gíria vitícola.

    Curtir

  2. Adorei a conjunção rosas/uvas!
    A delicadeza, perfume e beleza das rosas combinam perfeitamente com os vinhedos.
    É a união do útil ao agradável.

    Curtir

Deixe um comentário