Viva o Terroir Nacional: Sim, Nós Temos Vinhos Maravilhosos!

Hoje iniciamos a série Viva o Terroir Nacional!

VILA VINÍFERA

Ultimamente, tenho prestigiado muitos rótulos nacionais. E sabe que eles têm me surpreendido positivamente? Afinal, apesar de todas as dificuldades, os produtores brasileiros continuam se esforçando para que nossos vinhos despontem de vez no cenário internacional.

grapes-863703_640

POR QUE O  CONSUMIDOR BRASILEIRO NÃO ADOTA O VINHO NACIONAL ?

80% dos vinhos nacionais ainda são produzidos com uvas americanas, ou seja, isso resulta em rótulos de mesa, fabricados com uvas de qualidade inferior – os chamados “Vinhos de Garrafão”, muito diferentes dos vinhos finos, que costumam agradar aos paladares mais exigentes.

ALTOS IMPOSTOS EM CIMA DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS

Entre os fatores que dificultam as vendas dos vinhos finos nacionais estão a alta tributação de impostos e o uso de tecnologia estrangeira, como barricas importadas dos EUA e França. Tudo isso acaba encarecendo nosso processo de produção, tornando-o mais caro que o dos vinhos de fora.

Esse tipo de coisa impacta no produto final, sobretudo nos vinhos de melhor qualidade. Por essas e…

Ver o post original 625 mais palavras

3 comentários

  1. Não posso acreditar que impostos sejam razão para preço exorbitante do vinho brasileiro. Outra coisa, Ibravin fez pesquisa sobre gosto do brasileiro. 90% prefere vinho suave…

    Curtir

    • Antonio, sabemos que o maior consumo entre os brasileiros ainda são os vinhos de garrafão. Por isso, temos que divulgar ao máximo a cultura do vinho por aqui. Com relação aos impostos, o governo vê o vinho e a cerveja como “supérfluos”. Ou seja, quando a cultura mudar e o vinho passar a ser visto como um alimento, certamente avançaremos neste ponto.

      Curtir

Deixe um comentário