Winestyle: O Vinho De Cada Signo

Quem me conhece sabe que sempre adorei astrologia. Acho divertido associar as características de cada signo a sua personalidade e preferências. Não sei se por coincidência ou algo místico, mas quase sempre as informações acabam batendo. E no mundo do vinho não é diferente. Sem dúvida, cada néctar expressa um jeito de ser que pode, sim, ser associado a cada um dos signos dos zodíaco.

zodiak-1791803_640

ASTROLOGIA É MUITO MAIS QUE O SIGNO SOLAR

Antes de tudo, costumo explicar para os amigos que uma análise astrológica depende de vários fatores. Ninguém se resume apenas ao signo solar, ou seja, aquele que corresponde à nossa data de nascimento. Nessa hora, há três aspectos que devem ser levados em conta.

SIGNO SOLAR: é determinado pelo signo no qual o sol se encontra no momento do nascimento. Como o sol percorre um grau por dia, o mesmo permanece cerca de 30 dias em cada signo. Sendo assim, é muito fácil determinar o signo solar de cada um. Até os mais céticos conhecem o seu.

SIGNO LUNAR: determina a forma como vivemos nossas emoções e nos relacionamos com aqueles que nos rodeiam. Diz respeito, ainda,  à nossa necessidade de segurança, bem como às memórias que trazemos da nossa infância e ao papel que a mãe desempenha na nossa vida.

ASCENDENTE: Por se relacionar com a forma como nos apresentamos ao mundo, o ascendente também revela como os outros nos vêem, a impressão que causamos. É frequente as pessoas identificarem-se mais com o seu ascendente até do que com o próprio signo.

Preparados para descobrir qual o vinho mais se encaixa com o seu signo? Certamente será mais de um, pois você também pode levar em conta aqueles relacionados também ao signo lunar e ascendente. Vamos lá! Santé!


ÁRIES 

De 20 de março a 20 de abril

Regido por marte, Áries é do tipo que faz acontecer e não fica sentado, esperando as conquistas caírem do céu. Os arianos são líderes natos e muito corajosos.  Penso logo em vinhos de personalidade forte e encantadora, como Tempranillo, Cabernet Sauvignon ou até mesmo um Amarone daqueles bem potentes! O vinho do ariano é tinto, cheio de tanino e resveratrol. Vinhão de verdade!

30166407253_2be1f12d8a

TOURO

De 21 de abril a 20 de maio

Os taurinos são teimosos, determinados e sensuais por natureza. Gostam de conforto, vida boa. Comer e beber muito bem é seu lema. Nada como um elegante Pinot Noir da Borgonha (com todas as sutilezas de um vinho do Velho Mundo) ou um Merlot do Vale dos Vinhedos (sim, bem brasileiro!). O taurino ama tudo o que vem da terra, com todas as suas nuances. É aquele que se encanta simplesmente pelo prazer de degustar e se deixar levar por todas as sensações que uma taça tem a oferecer.

GÊMEOS

De 21 de maio a 20 de junho

Inteligentes, comunicativos e joviais, os geminianos adoram vinhos versáteis, que harmonizam com tudo e com todos e, ao mesmo tempo, estimulam um bom papo-cabeça. Para eles, nada como as borbulhas de um bom espumante. Se for da região francesa de Champagne, então, é felicidade pura. Nada melhor para um geminiano que expressar toda a sua alegria de viver com uma bela flûte nas mãos. 

33634495945_c265e155db

CÂNCER

De 21 de junho a 21 de julho

Emotivos, leais e muito caseiros, os cancerianos adoram um evento intimista ao lado daqueles que ama. Sendo assim, para eles, nada como um bate-papo regado a um tinto leve e elegante, como o Gamay. Ao mesmo tempo, o canceriano também curte algo mais robusto, capaz de esquentar os sentidos numa noite fria. Nesse caso, um Tempranillo espanhol mais encorpado, de Ribera Del Duero (Crianza ou Reserva) é a escolha perfeita. 

LEÃO

De 22 de julho a 22 de agosto

Os leoninos são corajosos, criativos e cheios de amor-próprio. Por isso, adoram vinhos que os façam se sentir valorizados. Para eles, nada melhor que um Supertoscano (mistura de Sangiovese e Cabernet Sauvignon) ou aquele Syrah que “chega chegando”, com explosão de taninos e especiarias. 

VIRGEM

De 23 de agosto a 22 de setembro

Os virginianos são inteligentes, perfeccionistas e organizados, sendo taxados muitas vezes de metódicos por quem não entende seu estilo de vida. Logo de cara pensei num francês com pedigree. Um Bordeaux de Margaux ou Puillac. Se for Grand Cru Classé, melhor ainda! Também poderia sugerir, para eles, um belo Cabernet Franc, como um Chinon do Vale do Loire, por exemplo. 

LIBRA

De 23 de setembro a 22 de outubro

Librianos são charmosos, racionais e ao mesmo tempo indecisos. Para eles, escolher um vinho é uma tarefa um tanto quanto difícil. Costumam ficar horas admirando as prateleiras em busca do rótulo perfeito. Para eles, sugiro um belo Riesling Alemão, da região de Mozel. Aromático, elegante e repleto de nuances para desvendar. Como opção, me lembrei de outro branco que reúne todas essas qualidades: um  Gewürztraminer da Alsácia, cheio de mistérios. 

28664535073_489d011198

ESCORPIÃO

De 23 de outubro a 21 de novembro

Envolventes, misteriosos, vingativos e um tanto quanto sarcásticos, os escorpianos curtem um tinto cheio de presença e vigor. Ao mesmo tempo, também apreciam um branco de personalidade.  Para eles, indico um Chardonnay barricado de Napa Valley ou um corte bordalês, com forte presença de Cabernet Sauvignon e Merlot. Cheers!

SAGITÁRIO

De 22 de novembro a 21 de dezembro

De espírito aventureiro, os sagitarianos amam a liberdade! Ao mesmo tempo são alegres e adoram compartilhar felicidade ao lado dos amigos. Ou seja, são fãs de uma boa farra! Para sagitarianos, sugiro um aromático e jovial Sauvignon Blanc (do Novo ou do Velho Mundo, não importa!) ou um belo Malbec argentino no estilo frutado. Ambos são opções perfeitas para os mais animados. 

14694201969_aacf8de6d0

CAPRICÓRNIO

De 22 de dezembro a 21 de janeiro

Os capricornianos costumam ser centrados, ambiciosos e focados em seus objetivos. Por isso, são perseverantes e adoram um bom desafio! Para eles, nada como um vinho com capacidade de evolução do tipo que a cada cinco anos você abre o mesmo rótulo de uma safra diferente só para ver como as nuances se modificam com o passar dos anos. Para eles, as melhores opções são Barolo (italiano, da região do Piemonte) ou um Cabernet Sauvignon chileno bem TOP (se forem fãs dos vinhos do Novo Mundo)

AQUÁRIO

De 22 de janeiro a 19 de fevereiro

Os aquarianos fazem parte da turma zen e estão quase sempre de bem com a vida. Ao mesmo tempo adoram tudo o que tenha ver com modernidade.. Bicho-grilo tecnológico? Sim, pode ser o caso! Para eles, nada como exemplares feitos para quebrar paradigmas, como os meus queridinhos Rosés (não sou aquariana, ok? rs). Aposto que vão adorar um clássico rótulo da região francesa da Provence ou um espanhol mais encorpado, de Navarra. Tudo a ver!

4795700327_008df2bcd0

PEIXES

De 20 de fevereiro a 19 de março

Criativos, românticos, sensíveis e intuitivos, os piscianos gostam de se surpreender com um belo gran finale. Para eles, um vinho de sobremesa no estilo Late Harvest, botritizado, vai fazê-los flutuar até as nuvens e voltar à terra em 2 segundos. Que tal um Sauternes ou Monbazillac para ter aquela sensação de que vale a pena viver? É pura arte, assim como os nativos de peixes. 

14731498787_bac00665e3


Espero que tenham curtido, se identificado e dado boas risadas! Desde criança sempre adorei astrologia e tentar me convencer que é bobagem seria ir de encontro à minha própria natureza…rsrsrs.

Então é isso e até a próxima! Bons vinhos! Tim-Tim!

Anúncios

2 comentários em “Winestyle: O Vinho De Cada Signo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s