Borbulhas Nacionais: Conhecimento e Descontração na École du Vin

Na última noite de sábado eu e o marido estivemos na École Du Vin, do amigo Sommelier Marcelo Marques, para o Master Class “Borbulhas Nacionais”, só com espumantes da nossa terra. Aliás, eu acredito muito em destino e parece que nos últimos meses o vinho brasileiro tem se aproximado de mim com muito amor no coração. E nem preciso mencionar que a recíproca é verdadeira.

WhatsApp Image 2017-05-15 at 12.04.27
Rótulos degustados em sua ordem, da esquerda para a direita.

Ando apaixonada pelos rótulos do nosso terroir, sem falar que faz tempo que eu desejava participar de uma Master Class do Marcelo. E soube que nos encontros da École já foram explorados “Vinhos Búlgaros”, “Vinhos Peruanos”, entre outros assuntos supercuriosos. Mas não é que tudo conspirou para que eu estivesse presente em “Borbulhas Nacionais”? O aulão foi além das minhas expectativas e agora conto tudo para vocês!

A ÉCOLE DU VIN

Se você acha que uma Master Class sobre vinhos tem que ser algo sério e repleto de rituais, aqui não é o caso. Na École do Vin, me senti numa reunião de amigos. Para começar, fomos recebidos pela linda e simpática Patricia Pacheco, que nos conduziu a um ambiente aconchegante e intimista, com uma bela vista para o Cristo Redentor. Sim, até ele estava de braços e coração abertos para o néctar brasileiro.

WhatsApp Image 2017-05-15 at 12.05.12
Sommelier Marcelo Marques em ação.

Esse clima de acolhimento e descontração se dá, sobretudo, pelo fato das turmas serem sempre reduzidas, com no máximo 10 participantes. Marcelo Marques conduziu a aula com maestria, falando sobre os métodos de produção do Espumante (charmat e champenoise), estilos, além de um pouco da história do nosso terroir e das vinícolas responsáveis pelos rótulos que em breve iríamos degustar. Uma verdadeira viagem que me deu orgulho de ser brasileira!

Aliás, a palavra “Wine Time” volta e meia era pronunciada. Nessa hora, belos espumantes nacionais eram derramados em nossas taças, sempre acompanhados de delícias como queijos, canapés e embutidos.

WhatsApp Image 2017-05-15 at 12.05.27
Sim! Também teve um Vinho Surpresa!

A cada pausa do Marcelo Marques, nós, participantes, trocávamos experiências, conhecimentos e tirávamos dúvidas. Afinal, como bem disse o Sommelier, “Se alguém chegar para você e disser que sabe TUDO sobre vinho, esse alguém é um grande mentiroso”. Está certo, Marcelo! Vinho é aprendizado constante e os maiores especialistas possuem como principal característica a humildade.

Em menos de 1 hora de evento passei a sentir como se conhecesse aquelas pessoas há muito e muitos anos. E foi exatamente esse o clima! Com certeza quero prestigiar outros encontros sempre que a agenda permitir.

BORBULHAS NACIONAIS DEGUSTADAS 

Foram servidos espumantes dos mais diversos para que degustássemos de forma a captar todas as nuances. Havia rótulos mais leves, elaborados pelo método Charmat (segunda fermentação em autoclaves – tanques de inox) e outros mais complexos, produzidos pelo método tradicional champenoise (com segunda fermentação na garrafa). Foram 8 vinhos em ordem aleatória, o que deixou a brincadeira ainda mais divertida!

WhatsApp Image 2017-05-15 at 12.04.46
Os espumantes e algumas das delícias servidas durante a  MasterClass

1- QUINTA DON BONIFÁCIO BRUT – Abrimos os trabalhos com esse exemplar de Caxias do Sul (RS). Elaborado pelo método Charmat, é leve, frutado e fácil de beber. Possui 12% de volume alcoólico (50% Chardonnay e 50% Pinot Noir) e alguns prêmios, como Bruxelas 2012 e Avaliação Nacional de Espumantes 2013/2015.

2- AURORA PINOT NOIR PROCEDÊNCIAS BRUT – Rótulo cooperativa vinícola Aurora, simplesmente a maior do Brasil quando se trata da produção de espumantes e vinhos tranquilos. Elaborado pelo método Charmat (100% Pinot Noir), possui uma linda coloração amarelo-acobreado e se apresentou mais complexo na taça, com um pouco de tostado, além dos já esperados aromas frutados e de um toque herbáceo. Adorei!

3- CAVE AMADEU ELEMENTOS BRUT (FAMÍLIA GEISSE) – Quando se trata de Geisse, sou muito suspeita para falar, visto que tenho amor profundo por tudo o que eles elaboram em sua Vinícola na IG de Pinto Bandeira (RS). O Cave Amadeu é uma de suas obras-primas. Elaborado pelo método Champenoise (80% Chardonnay e 20% Pinot Noir), é cremoso e possui perlage delicada e persistente, cor amarelo-palha médio e aromas de flores, leveduras e frutas maduras.

4- DON GUERINO BRUT – Produzido pelo método Charmat, o Brut da Don Guerino contém 100% da variedade Chardonnay, como um Blanc Des Blancs. Seu terroir está localizado em Alto Feliz, na Serra Gaúcha. De coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados, chega no nariz com muitas flores e frutas.

5- RIO SOL BRUT ROSÉ GRAND PRESTIGE – Quem me conhece sabe que esse é o meu rótulo queridinho para o churrasco com os amigos. Elaborado pelo método Charmat (100% Syrah), o rótulo é produzido no Vale do São Francisco, um terroir relativamente novo, localizado entre os paralelos 8 e 9, no Nordeste Brasileiro (divisa entre Bahia e Pernambuco). Fresco e jovial, possui uma cor linda, cereja-claro. Muito frutado e floral, desce fácil e é, sem dúvida, um dos melhores custo-benefícios do mercado. 

6- CAVE AMADEU ELEMENTOS BRUT ROSÉ- Mais uma belezinha da família Geisse, esse rosado é elaborado pelo método Champenoise (100% Pinot Noir). Com perlage fina e elegante, é bem aromático, com notas de frutas vermelhas e um toque de especiarias. Simplesmente um dos meus rótulos favoritos.

7- MOSCATEL AQUARELA ROSÉ CASA PERINI – Enfim, a borbulha de sobremesa. Direto da Vinícola Casa Perini, anda famoso por ter sido escolhido como o vinho de sobremesa de uma das provas do badalado programa de TV MasterChef Brasil realizada no Vale dos Vinhedos. Como sou espectadora assídua do programa, estava bem curiosa para experimentar. E como me surpreendeu! Antes de tudo, foi um par perfeito para a deliciosa Mousse de Maracujá preparada pela Patricia.

Para completar, possui equilíbrio perfeito entre acidez e açúcar. Por isso, não chega a ser doce e enjoativo como vários outros exemplares de Moscatel que encontramos por aí. Possui uma coloração rosada linda e que fica ainda mais exuberante na garrafa transparente. No nariz, rola uma explosão de frutas e flores. Sensacional! 

8 – VINHO SURPRESA! BOSSA Nº 6 ESPUMANTE BELINNI VINÍCOLA HERMANN – Eis o tão falado rótulo surpresa. Uma inovação da Vinícola Hermann, de Bento Gonçalves, o Bossa nº 6 faz as vezes do drink italiano Bellini (receita original com Prosseco e Suco de Pêssego)É elaborado com Chardonnay e uma pequena quantidade de suco. De coloração rosada para vermelha, conta com notas de pêssego e frutas cítricas com um fundo que lembra baunilha. Fresco, é uma ótima ideia para um Welcome Drink  em parceria com canapés. Mais um excelente custo-benefício! Recomendo!


Então, é isso enoamigos! Sem dúvida esse encontro foi uma grata surpresa e o Sommelier Marcelo Marques mandou superbem! Explica sem complicação, sem mostrar o vinho como uma bebida intimidante. Recomendo para todos os apreciadores que desejam aprender brincando, sem o ambiente sério de muitos cursos voltados para profissionais. Foi um superprograma para o sábado à noite! Quero voltar mais vezes!

WhatsApp Image 2017-05-15 at 12.04.15
Cada participante levou para casa esses mimos da Ibravin 🙂

A École du Vin conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), além das lojas Arte dos Vinhos (Cadeg), Deu La Deu Vinhos, Wine Way, Espírito do Vinho, Serrado Vinhos e Olivier Bebidas.  

Até a próxima!

Boa semana! Ótimos vinhos! Tim-Tim!

2 Comments

  1. Oi Sabrina. Sou wallace. Nos conhecemos no evento Coisa Nossa, em Botafogo. Lembra? Gostaria de participar desse tipo de eventos de outros que apareçam. Minha mãe aposta é também apaixonada por vinhos e anos somos da ABS.
    Pode nos convidar. Rsrs
    Parabéns pelo blog.

    Wallace

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s