Continuando com minhas notas de prova, trago mais um rótulo que recebi da Vinícola Helios, uma amostra de um vinho que me surpreendeu muito positivamente. Trata-se de um corte (Assemblage) que não se encontra facilmente por aí, ainda mais aqui no Brasil, uma mistura de Tannat (10%), Merlot (30%) e Cabernet Sauvignon (60%).
UM VINHO QUE ME FEZ VIAJAR ANTES MESMO DE PROVAR
Sim, é um vinho instigante desde o nome e design do rótulo até o paladar. Para começar, pensei em qual seria o significado do número 5. Por que? Seria o 5 um número da sorte? Algo a ver com numerologia? Se eu não desvendasse, nunca iria saber! Então, bora comigo!
“5” é o único exemplar cujo nome remete a um grupo de amigos. Logo de cara, já imaginei 5 companheiros, homens e mulheres, em volta de uma mesa degustando esse tinto encorpado, que passa 12 meses em barrica de carvalho francês antes de ser engarrafado.
A potência das castas Cabernet Sauvignon e Tannat fazem desse vinho o parceiro ideal para pratos requintados e substanciosos como carnes assadas, cordeiro e carnes de caça com molhos densos, bem como queijos fortes. Penso que a Merlot chega para dar uma amaciada nessas duas feras, dando origem a um caldo único e cheio de personalidade.
NOTAS DE PROVA
VISUAL: Coloração Rubi, com aro Rubi-Claro, sem reflexos.
OLFATO: O nariz vem carregado de frutas vermelhas e negras, um certo toque de ameixa, tostado, frutas em compota, especiarias, baunilha e caramelo, que ficam mais evidentes com o passar do tempo em taça.
SABOR: em boca é elegante, moderno e ao mesmo tempo clássico. Possui boa adstringência, sendo realmente uma ótima opção para harmonizar com carnes vermelhas em geral. O final é longo e de boa persistência, lembrando frutas secas, caramelo e especiarias. Apesar da potência, é muito agradável e equilibrado. Acredito que esta sensação esteja ligada à presença da Merlot, que faz um par bacana com a Cabernet Sauvignon e a Tannat! O “5” brilhou como parceiro do meu Bife de Mignon com Legumes assados. Ficou sensacional!
Com certeza eu repetiria a experiência (junto com os amigos, claro! rs).
Um destaque desse vinho fica por conta de que o mesmo foi medalha de prata no concurso Grande Prova Vinhos do Brasil 2016, recebendo, ainda, 87 pontos da Revista Adega, uma das maiores publicações do país quando o assunto é vinho.
FICHA TÉCNICA
- ORIGEM: Guaporé – RS
- PRODUTO: Hélios “5”
- SAFRA: 2013
- TIPO DE UVA: Cabernet Sauvignon (60)% Merlot (30%) e Tannat (10%)
- GRAD. ALCOÓLICA: 13,0% vol.
- ALTITUDE: 730 metros
- CLIMA: Temperado Úmido
- SOLO: Profundo, arenoso-argiloso e medianamente fértil.
- SISTEMA DE CONDUÇÃO: Espaldeira.
- PRODUÇÃO: 2,0 kg por planta.
- ÉPOCA DA COLHEITA: Fevereiro e Março de 2013.
- FERMENTAÇÃO: Maceração longa com as cascas (2 semanas).
- BARRICA: 12 meses carvalho francês.
- ENGARRAFADO: Julho de 2014.
- NÚMERO DE GARRAFAS: 2.000.
- LOTE: 01.
- ESTILO: Vinho tinto encorpado com bom potencial de guarda.
O “5” se encontra à venda no site da Helios, junto com outros rótulos dessa vinícola brazuca que está dando o que falar no meio vinífero, sobretudo por produzir rótulos de alta qualidade, apesar do pouco tempo de mercado (a empresa foi lançada em 2014). E, para mim, tudo o que é bom e da nossa terra deve ser valorizado e divulgado. Saúde!
Então é isso, enoamigos! Para a galera da Expovinis 2017, estou aí com vocês em pensamento e coração. Meus deveres aqui no Rio me impediram de ir esse ano, mas no ano que vem, me aguardem!
Até a próxima! Bons Vinhos! Experiências Inesquecíveis! Tim-Tim!
*Esse artigo expressa minha opinião sincera sobre o produto em questão.