Mais uma vez, após algumas horas zapeando a internet em busca de receitas elaboradas com o nosso néctar de Baco, me deparei com essa delícia de sorbet. Já quero!
O QUE É SORBET?
Diferente do sorvete, o “sorbet” é elaborado com água e frutas, sendo, por si só bem mais simples e leve, com uma textura granulada bem característica. Não possui nenhum tipo de gordura, seja a vegetal ou a animal. Logo, o resultado é um “sorbet” com consistência bem mais fina, muito usado para limpar o paladar ao final de uma refeição.
Tanto o sorvete quanto o sorbet são compostos por pequenos cristais de gelo formados durante sua produção. Por isso, recomenda-se que seja armazenado de forma adequada, ou seja, mantenha-o no freezer numa temperatura média de -18ºC, tomando cuidado para nunca deixar que chegue ao estado liquido. Só assim o sorbet manterá suas características.
SORBET DE FRAMBOESA COM VINHO
Agora, vamos à receita do Sorbet de Framboesa com Vinho. Para fazer essa delícia, você vai precisar de apenas quatro ingredientes (três, se contar que um deles é a água que a gente tem em casa).
Para fazer essa delícia, é necessário ter uma máquina de sorbet, como a famosa Yonana. Sei de muita gente que tem e não sabe o que fazer com ela. Então, a hora é essa! Estou louca para testar aqui.
Anote a receita:
Ingredientes
1 xícara de açúcar
3/4 xícara de água
1 garrafa de vinho tinto frutado, como Merlot, Zinfandel ou Beaujolais
3 xícaras de framboesas (congeladas ou frescas)
Modo de Fazer
Numa panela média, leve o açúcar, a água, as framboesas e o vinho tinto e deixe ferver por 1 minuto, mexendo até dissolver o açúcar.
Retire do fogo, cubra e deixe repousar por 1 hora.
Para triturar as bagas e remover as sementes, despeje a mistura num processador de alimentos ou liquidificador até ficar homogêneo. Em seguida, usando uma espátula de silicone, pressione a mistura através de um coador, colocando-a numa tigela média. O ideal é que não reste nenhum vestígio de sementes das framboesas.
Cubra e refrigere até ficar completamente gelado.
Congele numa máquina de sorbet (do tipo Yonanas) de acordo com as instruções do fabricante.
Sem dúvida, é uma sobremesa fácil de fazer e ao mesmo tempo uma opção perfeita para encerrar um jantar romântico ou reunião com os amigos. Quero experimentar fazer sem o uso da Yonana (só colocando no Freezer), para ver como é que fica.
Com certeza darei o feedback para vocês!
Então é isso, enoamigos! Até a próxima!
Boa semana! Ótimos vinhos! Tim-Tim!
Referência: Butterlustblog.com
Republicou isso em Vila Vinífera.
CurtirCurtir