Gente, até que enfim provei a amostra do famoso Corcéis Tannat 2010, que recebi da Vinícola Helios. E vou falar uma coisa aqui para vocês: o rótulo superou as minhas expectativas e olha que eram muitas, pois toda a galera do vinho já tinha me intimado a experimentar o Corcéis.
RÓTULO LINDO
Eis um fato sobre mim que só os amigos íntimos sabem – Sou apaixonada por cavalos! E isso desde que conheci o marido, há quase 20 anos atrás. Afinal, desde criança ele já mandava muito bem nas rédeas. Por isso, durante esse tempo, tive a oportunidade de conhecer e interagir um pouco mais com esses animais fantásticos.
E o rótulo do Corcéis traduz totalmente essa ideia de espírito livre e selvagem que só têm os cavalos ainda jovens, que precisam ser domados, ou seja, “amansados”, como o pessoal diz. Ou seja, o rótulo é muito bonito e elaborado com muito esmero pela vinícola.
Como já falei por aqui, os vinhos da Helios têm seus nomes inspirados na mitologia grega. O Corcéis, seria o 4º rótulo dessa trajetória.
O número 4 ficou representado pelo vinho Corcéis Tannat. Percorria o cosmo num carro de fogo ou numa taça gigantesca de incrível velocidade, porque era puxada por Quatro fogosos corcéis: Pírois, Eóo, Éton e Flégon.
NOTAS DE PROVA
VISUAL: Rubi-escuro, com reflexos granada.
OLFATIVO: O início é bem frutado, com nuances de framboesa, mirtilo, ameixa, entre outros frutos vermelhos e negros. Em seguida, entram notas de chocolate e baunilha, acredito que devido ao amadurecimento em barricas de carvalho. Porém, a madeira é bem sutil, pouco se nota.
GUSTATIVO: Em boca, possui ótimo equilíbrio entre álcool, acidez e taninos. Sabe aquela sensação de boca limpa, que só uma boa adstringência proporciona? Então! É bem típica do Tannat e exatamente o que eu esperava desse rótulo. Possui final redondo e ótima persistência (contei 7 segundos).
HARMONIZAÇÃO: É um vinho que pede gordura e pratos substanciais. Acompanha superbem um bom churrasco, com direito a linguiça, costela e aquela picanha suculenta. Porém, também pode ser o par perfeito para carnes de caça, como cordeiro, javali, entre outros exemplares mais exóticos.
A VINÍCOLA HELIOS
Criada em 2014, a Helios é uma empresa jovem, mas com objetivos bastante ousados, visto que pretende se tornar uma das cinco principais marcas de vinhos finos nacionais. Isso mesmo! A Helios é uma vinícola brazuca, sediada em Monte Belo do Sul (RS), com parcerias comerciais nas regiões Sul e Sudeste do país, com destaque para as cidades de São Joaquim (SC) e Guaporé (RS).
Mais do que produzir vinhos, a Helios deseja estar associada a todos os momentos inesquecíveis daqueles que apreciam um bom fermentado. Afinal, vinho é celebração, estar junto e misturado!
Resumo da ópera: esse VINHO TEM PODER! É do tipo que chega chegando e, ao mesmo tempo, encanta o paladar. Quero repeteco sim! Aliás, o amigo Marcelo Rebouças, da Cave Nacional, vende esse vinho tanto na loja virtual quando em seu Restobar, em Botafogo. Vale juntar os amigos para degustá-lo, pois não decepciona!
FICHA TÉCNICA DO CORCÉIS TANNAT 2010
ORIGEM: Guaporé – Serra Gaúcha – RS.
PRODUTO: Helios Corcéis Tannat.
SAFRA: 2010.
TIPO DE UVA: 100 %Tannat.
GRAU ALCOÓLICO: 13,0%.
ALTITUDE: 710 metros.
CLIMA: Temperado.
SOLO: Profundo, argiloso-arenoso e fértil.
SISTEMA DE CONDUÇÃO: Tipo “Y”.
PRODUÇÃO: 3,0 kg por planta (vinhedos pastoreados por ovelha).
ÉPOCA DA COLHEITA: Fevereiro de 2013.
COLHEITA: Manual com seleção de cachos.
DESENGACE: Seleção total da uva.
FERMENTAÇÃO: Aço inox com controle de T°C.
MACERAÇÃO: Longa (3 semanas).
BARRICA: 12 meses carvalho francês.
ENGARRAFADO: Julho de 2014.
NÚMERO DE GARRAFAS: 2.000 garrafas.
LOTE: 01.
ESTILO: Vinho tinto concentrado de bom potencial de guarda.
Enoamigos, se você é fã de Tannat e nunca provou um genuinamente brasileiro, indico fortemente esse rótulo, pois vale muito à pena.
Até a próxima! Ótimos vinhos! Tim-Tim!
*Esse artigo expressa minha opinião sincera sobre o produto em questão.
Conheci hoje o vinho Helios, assim que encontrar no mercado vou provar o Tanat.
CurtirCurtir
Que bacana! Assim que provar me diga o que achou!
CurtirCurtir