Champanhe: as 10 Frases Mais Famosas Sobre o Rei das Borbulhas

A aula de Espumantes do meu curso profissional da ABS-RJ me inspirou a buscar curiosidades sobre as borbulhas que vão além das técnicas de produção. E, sendo assim, hoje trouxe para vocês algumas célebres frases sobre o Champanhe, que, sem dúvida, é a mais efervescente e charmosa das bebidas:

1 – “Venham rápido, irmãos! Estou bebendo estrelas!”.

Dom Pérignon.

Descrição famosa do monge cego que, reza a lenda, foi o descobridor do champanhe. Não importa se essa frase é ou não verídica, mas vamos combinar que se você já provou um bom espumante a sensação é exatamente essa!

DomPerignon

Logo, foi isso mesmo que o monge beneditino gritou quando provou o champanhe pela primeira vez numa adega subterrânea da abadia de Hautvillers, na fria região francesa de Champagne. Afinal, seus anos de trabalho e paciência tinham produzido um milagre. E olha que dizem que essa descoberta se deu de forma totalmente acidental, visto que, naquela época, o gás-carbônico no interior das garrafas era considerado um defeito. Que bom que Dom Pérignon decidiu provar o resultado, pois, daí nasceu um dos melhores vinhos do mundo.

2 – “O Champanhe é o único vinho que permite à mulher conservar-se bela após tê-lo bebido”. 

Marquesa de Pompadour (Jeanne-Antoinette Poisson).

Esperta que só, a marquesa bem sabia que o champanhe faz bem para a pele e a alma, tanto que sua beleza conquistou um dos mais poderosos homens do mundo em sua época.

madame de pompadour

A famosa cortesã francesa, amante do Rei Luís XV, foi uma das maiores promotoras do consumo de champanhe. Afinal, graças a ela, a mulherada de Versailles passou a acreditar na eficácia das borbulhas como produto de beleza. Ah, e como deve ser uma delícia se sentir mais bonita com champanhe!

Diz-se, ainda, que supostamente o rei tenha ordenado que as taças coupe fossem moldadas na forma perfeita de seus seios.

3- “Só bebo champanhe em duas ocasiões: quando estou apaixonada e quando não estou”.

 Coco Chanel.

Concordo com a elegante Coco. Assim como ela, também tento beber exclusivamente nessas duas ocasiões (rs).

Coco Chanel

Enfim, a famosa e revolucionária estilista francesa queria deixar claro que beber champanhe era algo que sempre fazia, não importava o que acontecesse ao seu redor.

4 – “Champanhe! Na vitória você o merece, na derrota você precisa dele”.

Napoleón Bonaparte.

Bem sabia Napoleão que as vitórias ficam mais doces e as derrotas menos amargas com champanhe. Sem dúvida, uma frase sábia, tanto que até hoje é uma das primeiras que me vem à mente quando penso em frases sobre borbulhas.

A paixão de Napoleão pelo champanhe, sobretudo os da Maison Moët & Chandon, fez com que o imperador, inclusive, popularizasse a técnica de Sabrage (desarrolhar a garrafa com a espada) entre os militares franceses, que lançavam mão dela em simplesmente todas as festas da cavalaria. Cada vitória espetacular era motivo para uma comemoração com muito champanhe.

5 – “Lembrem-se, Senhores: Não é pela França que lutamos, é pelo champanhe!”.

 Winston Churchill.

Certamente, Churchill, um dos mais famosos primeiros-ministros ingleses, poderia ter sido nomeado o primeiro embaixador do espumante francês. O estadista era conhecido por sua paixão pelas borbulhas, tanto que seu café da manhã favorito era ostras com champanhe. Sua marca favorita era a Pol Roger, elaborada com as três varietais de champanhe (Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay).

churchill

6 – “O champanhe é o luxo dos amantes dos vinhos”.

Jancis Robinson.

Guru dos enófilos dos dias de hoje, Jancis Robinson sabe muito bem dos nossos desejos e sonhos de consumo. E qual o apaixonado pelo mundo de Baco que não gostaria de desfrutar de um bom champanhe gran cru sempre que possível? Porém, o champanhe é um artigo de luxo reservado a ocasiões muito especiais (ao menos que você tenha grana para ter várias garrafas na adega).

jancis-r-inside-header

Jancis é conhecida como uma das mais renomadas críticas e pensadoras do vasto universo do vinho. Uma das personalidades que mais admiro!

7 – “Só as pessoas pouco criativas não conseguem encontrar um motivo para beber champanhe”.

Oscar Wilde.

Um brinde à Oscar Wilde e todos os bebedores de champanhe criativos!

Um dos mais famosos escritores ingleses sempre foi conhecido por sua personalidade. Ou seja, falta de criatividade para “inventar” uma razão para beber champanhe nunca existiu em seu repertório.

8- “Você pode ter muito champanhe, mas nunca terá o suficiente”.

Elmer Rice.

Dramaturgo vencedor do American Prêmio Pulitzer, em 1929, Elmer Rice foi um dos membros do clube “Amantes de Champanhe”. Para ele, acima de tudo, a bebida representava infinitas emoções, entre elas a celebração e o prazer imediato que proporcionava esse néctar tão sedutor.

9 – “Qualquer coisa em excesso é prejudicial, mas champanhe demais é sempre bom”.

Scott Fitzgerald.

Quando o famoso escritor Scott Fitzgerald proferiu essa frase, obviamente não estava pensando no Grande Gatsby, mas sim em muitos amantes do champanhe.

champagne-2407247_640

Fato que Fitzgerald sempre viveu entre o sucesso, a indolência, o talento literário e excessos. Em “O Grande Gatsby” isso é bem retratado, numa obra em que o glamour e os loucos anos 20 são sempre acompanhados pelo espumante mais famoso do mundo. Quem nunca quis estar em festas com fontes de champanhe por todos os cantos? Sem dúvida, trata-se de um excesso maravilhoso..rs.rsrs.

10 – “Chega o momento da vida de uma mulher em que a única coisa  que ajuda é uma taça de champanhe”.

Bette Davis.

A vida é feita de altos e baixos e todos nós em algum dia iremos nos deparar com maus momentos. Nessas horas, uma bela taça de champanhe realmente pode operar milagres. No entanto, o que Bette Davis não menciona nessa frase é que o champanhe estava sempre com ela, inclusive nos bons momentos.

bete-davis

Essa atriz apaixonada, conhecida por suas performances melodramáticas em filmes históricos e românticos, aproveitava ao máximo cada momento da vida, com direito a muito glamour e champanhe, claro!


Enfim, enoamigos, o que não falta são motivos para desfrutar de uma taça de espumante, independente se é ou não champanhe. Até porque, uma coisa é certa: a vida deve ser sempre celebrada!

Até a próxima! Ótimos vinhos! Tim-Tim!

Referência: http://www.gourmandin.es/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s