Vinho e Saúde: “Queijo e Vinho Contribuem para a Saúde do Cérebro”, diz estudo.

Quantas vezes já escutamos a típica frase, “Você é o que você come”? Por mim, acho que já até perdi as contas.

E, se depender dos pesquisadores da Universidade de Iowa, nos EUA, tal frase é a mais pura verdade. Tudo porque os profissionais descobriram o quanto certos alimentos impactam na nossa capacidade cognitiva, sendo o queijo e o vinho dois excelentes exemplos.

O artigo foi publicado no Journal of Alzheimer`s Disease, revista acadêmica que publica todos os estudos relacionados a doença de Alzheimer.

Os pesquisadores analisaram os hábitos de 1787 adultos do Reino Unido em processo de envelhecimento, com idades entre 46 e 77 anos de idade. Os participantes foram submetidos a provas de inteligência que fizeram parte de um questionários realizado entre 2006 e 2010, 2012 – 2013 e 2015 -2016.

Resultados do Estudo

De acordo com a análise das respostas, esses são os resultados mais relevantes:

  • Foi constatado que o queijo é o alimento que mais proteje contra problemas cognitivos relacionados à idade, inclusive em faixas etárias mais avançadas.
  • O consumo diário de àlcool (uma taça de 150ml), em especial o vinho tinto, está relacionado à melhora do funcionamento cognitivo.
  • O consumo semanal de cordeiro, porém não de outras carnes vermelhas, melhora a longo prazo as tafrefas cognitivas.
  • Consumir sal em excesso faz mal. Porém, apenas para aquelas pessoas que possuem risco de desenvolver Alzheimer devem se preocupar com a quantidade de sal que ingerem, a fim de evitar futuros problemas cognitivos.

Vale ressaltar que tal estudo foi desenvolvido com participantes muito particulares , com cultura e gostos gastronômicos bem definidos. É notório que na Europa a cultura do vinho está muito mais enraizada do que no Brasil. Por outro lado, estou muito otimista com o aumento do consumo de vinho por aqui, sobretudo nesses tempos de pandemia e isolamento social.

Os pesquisadores ficaram muito felizes com o resultado desse estudo, sobretudo no que diz respeito ao queijo e o vinho inseridos na dieta alimentar dos participantes.

Nós também, né? Me diz aí se você também se surpreendeu com esse estudo ou se já esperava todos esses benefícios.

Referência:

https://pijamasurf.com/2020/12/el_queso_y_el_vino_aseguran_la_buena_salud_de_tu_cerebro_estudio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s