5 imagens Antigas relacionadas à história do mundo do vinho

Os arquivos históricos nos levam a uma verdadeira viagem no tempo. E, quem me conhece, sabe o quanto isso tudo me fascina. AMO HISTÓRIA e a compreensão dos fatos, no quanto esses influenciam até hoje nos acontecimentos atuais.

Sim, E TAMBÉM AMO VINHO! Portanto, nada como unir essas duas paixões vez ou outra, como nessas 5 imagens sobre o tema.

“Não é vinho, é suco de uva”

Muitas vezes, a sagacidade é a alternativa mais eficaz para driblar os probleminhas do dia a dia. Pelo menos foi assim que parte da indústria do vinho conseguiu se virar durante a Lei Seca nos EUA.

Logo, no rótulo de um determinado suco de uva, podia-se ler: “Isso não é vinho, mas se houvesse descuido, bem que poderia ser”.

Na época da proibição do álcool nos EUA (1920 – 1933), um suco de uva com redução (o que hoje em dia conhecemos como “mosto concentrado”) era vendido com uma instrução que dizia, “Nunca misture esse suco concentrado com água em um barril, já que após 20 dias este poderá ter se transformado em vinho”.

Colheita nas alturas

Equilíbrio, concentração e saber onde pisar são as premissas desse trabalho.

A videira é uma planta trepadeira e, se deixarmos, ela cresce para o alto e avante! Essa foto ilustra bem como era o trabalho em vinhedos da Itália em 1910, quando ainda não se plantava através do método de espaldeira.

vinho em domicílio

Se você não vai ao vinho, o vinho vai até você!

A foto acima corresponde ao primeiro “wine truck” que se tem registro. Oferecia tanto garrafas fracionadas quanto enchia os recipientes que as pessoas levavam. Pura praticidade para ninguém ficar sem vinho.

Ânforas milenares

A elaboração do vinho em Kvrevi é o método de produção mais antigo que se tem notícia. As ânforas de barro mais antigas encontradas na Geórgia datam de mais de 7 mil anos.

Na foto acima, de 1890, pode-se ver um georgiano com uma dessas ânforas.

vinho around – 1920

Aquele medicamento que prometia curar todos os males da vida, entre eles alguns até mesmo um tanto quanto questionáveis. A revista ” O Malho”, em sua edição de janeiro de 1920, trazia o anúncio do Vinho Around – “o mais poderoso reconstituinte receitado pelos médicos”. Esse caldo, denominado como “vinho”, não sei por que, era a solução milagrosa para clorose, anemia profunda, menstruações dolorosas (cólicas menstruais), febre das colônias e malária.

Como acreditavam?? ahahahahaha

Tem alguma foto antiga que ilustre algo relacionado ao vinho ou a bebidas alcóolicas em geral? Manda para mim que posto aqui com a história.

Saúde!

Referências: The Big Wine Theory, Propagandas Históricas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s