Taças sem haste prejudicam a degustação do vinho?

Se você estava achando que euzinha aqui iria desencorajá-lo a usar as tão estilosas taças sem haste para apreciar seu vinho, se enganou! Taças com ou sem haste, como as utilizadas em algumas trattorias na Itália, são totalmente permitidas para degustar o vinho de sua preferência. Afinal, não estou aqui para lhe ditar regras, mas sim, para estimulá-lo a se abrir ao néctar de Baco.

Porém, a razão pela qual muitos profissionais do vinho não bebem em taças sem haste é porque esta existe por uma razão bem específica.

A haste existe para que seja possível segurar a taça de vinho por ela e não pelo bojo, evitando, portanto, aquecer a bebida com o calor das mãos.

Ou seja, segurar a haste pelo bojo, independente se ela possui ou não haste, pode aquecer o vinho, fazendo que este perca suas melhores características, tanto em aroma quanto em paladar, prejudicando uma degustação mais plena e eficiente.

Nada disso impede que você aprecie um vinho mais simples, durante a semana, num copo ou taça sem haste, de forma mais descompromissada. Porém, caso se trate de um rótulo mais especial, é amplamente recomendável servi-lo em taças adequadas.

Agora, se você adora ter essa liberdade de degustar seu vinho na taça que quiser e bem entender, há modelos bem estilosos à venda no mercado, inclusive elaborados com cristal da melhor qualidade, como os das marcas RIEDEL e SCHOTT ZWISEL.

Tem alguma dúvida sobre o mundo do vinho? Me envie na seção “FALE COMIGO” daqui do site.

Saúde!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s