Que vinho pedir no primeiro encontro?

Até que enfim já é possível circular por lugares públicos e curtir um pouquinho a vida depois de quase 2 anos de isolamento social.

Falando nisso, ultimamamente tenho recebido dúvidas de casais que estão se conhecendo, a respeito de qual vinho pedir, a dois, no primeiro encontro. Afinal, sair do virtual para o real sempre implica em algumas inseguranças.

Vinho gera conexão

No primeiro jantar com o crush, a escolha do vinho, desde que ambos curtam a bebida, pode estimular um papo mais íntimo e descontraído, ou seja, trata-se de uma ótima forma de mostrar sua personalidade e preferências para aquela pessoa interessante que acabou de conhecer.

Em primeiro lugar, lógico que é importante perguntar ao seu par se ele ou ela possui alguma preferência de vinho: se gosta de tinto ou branco ou, quem sabe, até um espumante. Acho super deselegante a pessoa que já vai logo pedindo o rótulo que mais gostou da carta sem pedir a opinião da companhia, independente se vai ou não pagar a conta.

Com os gostos em comum em mente, vale ficar longe das regiões testadas e aprovadas, ditas como clichês, optando por destinos mais fora do comum. Sem dúvida, nessa hora, mostrar que saca do riscado pode contar pontos, visto que demonstra personalidade para fascinar o crush. E quem não curte sair do lugar comum, não é mesmo? Afinal, se no Brasil todo mundo bebe Chile, Argentina e grandes produtores locais, sair da zona de conforto com Nova Zelândia, Estados Unidos ou Espanha pode deixar o encontro ainda mais fascinante.

O preço do vinho

As minhas sugestões são rótulos de Rioja, Piemonte, Vale do Loire ou Borgonha para impressionar a sua companhia.

Um belo Borgonha no primeiro encontro pode ser incrivelmente sedutor, abra a mente e divirta-se!

Após selecionar o país e região do vinho que ficará registrado na memória do primeito encontro, bora tentar encontrar algo de preço médio na carta. Como regra geral, nunca peça a garrafa mais cara ou a mais barata. O vinho mais barato pode demonstrar que você só esta preocupado com o preço. Ok, estamos num momento de crise, mas que tal deixar para pensar nisso quando chegar a fatura do cartão de crédito?

Ao mesmo tempo, pedir o vinho mais caro da carta pode causar uma impressão não muito atrativa no seu par, dependendo da pessoa, claro. Se fosse comigo, certamente me pegaria divagando sobre coisas do tipo…. “qual a necessidade de tentar impressionar com uma garrafa de 700 reais?”. Nessas horas, vale optar por vinhos de valores médios, na faixa de 80 a 200 reais, dependendo do lugar onde vocês terão escolhido para jantar.

O vinho pode ser o assunto

Além do preço e da região, se for possível, lógico, vale a pena escolher uma garrafa que estimule o diálogo. Tente escolher um vinho de um único vinhedo, de um lugar específico, que possa dar abertura para uma conversa. De forma bem natural, determinado rótulo pode dar início a um bate-papo sobre viagens, entre outras experiências que nada têm a ver com a bebida em si.

Garrafas com rótulos que carregam uma história ou produzidas artesanalmente por vinícolas familares também geram conversas interesssantes, Bora colocar a cabeça para funcionar. Apenas certifique-se de que você não está dando uma aula sobre vinhos, visto que no primeiro encontro pode fazer com que seu crush invente logo uma desculpa para sair voando…

Combinando com a comida

Se for harmonizar com a comida, um tinto leve é uma boa opção. Recomendo um Nebbiolo ou Pinot Noir, desses bem leves, que combinam com tudo, desde queijo e bife a frango e peixe.

Vinhos secos são sempre a melhor aposta quando se pede para curtir com alguém que você ainda está conhecendo. Se você prefere vinhos mais adocicados, um meio-seco pode ser uma opção mais democrática para atender a dois paladares únicos.

E para o grand finale, que tal pedir duas taças de um vinho doce, como Porto ou Colheita Tardia? Essas opções, sem dúvida, deixarão o jantar de vocês gravado na memória por muito tempo.

No mais, relaxe, curta o momento tenha um ótimo primeiro encontro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s