Harmonização Entre Vinho e Paella

Hoje acordei com vontade de harmonizar vinho e culinária espanhola. Que tal, hein? Em minha última viagem à Europa, fui à Barcelona e degustei paellas deliciosas. As minhas favoritas são as de frutos do mar, com camarões e lulas. Então, vamos lá!

paella-1007447_640

HISTÓRIA 

Dizem que a Paella surgiu em Valência, há cerca de 1000 anos. No início, era simplesmente uma mistura de arroz com vegetais e carnes brancas ou de caça, como por exemplo coelho, pato, galinha e porco.

paella-905238_640

O nome “Paella” tem a ver com a panela em que a iguaria era preparada e não ao prato em si. Há diversos tipos de Paella diferentes (Até a negra! Certa vez vi o Chef Olivier Anquier preparando uma dessa em seu programa de Tv, filmado na Espanha. Era feita com a tinta das lulas. Interessante, provaria certamente!). Porém, existem 3 principais: a Valenciana (que mistura carnes brancas e de caça), com Frutos do Mar e a Mista (uma mistura das outras duas).

COMBINANDO COM VINHOS 

E agora? Como harmonizar a nossa bebida favorita com essa mistureba toda? Imagine, então, a Paella Mista com Vinho? Um tremendo desafio! Bora encarar!

6792195956_5f8909164c

Para harmonizar tantos aromas marcantes com o vinho, é necessário um certo “peso”, além de uma boa acidez. Acredito que combine com exemplares de taninos macios ou muito muito leves, tudo para que o sabor do vinho não se sobreponha ao do prato e vice-versa.

> Paella de Frutos do Mar: aqui, optaria por um Chardonnay, com passagem por barrica, ou Rosé refrescante. 

> Paella Mista: sem dúvida, é a mais difícil, mas não impossível. Escolheria um Rosé ou Tinto Leve, como Pinot Noir, Merlot ou Carmenére.

> Paella Valenciana: nessa é possível arriscar um tinto mais encorpado, como um Tempranillo tipicamente espanhol ou um legítimo Rioja. Melhor, impossível!

No mais, acho que todos esses exemplares combinariam com um belo Cava Espanhol (Brut) ou Espumante Brut Rosé. Deu até água na boca!

paella-1167973_640

 

Nada como descobrir novos sabores da enogastronomia. Mais tarde, preparem-se, pois tem post de Wine Drink esperando para sair do forno.

Até a próxima! Bons vinhos! Tim-Tim!

 

 

2 comentários

Deixe um comentário