Vinho & Saúde: Pode Ajudar no Controle da Diabetes

Uma nova pesquisa, realizada nos EUA, confirmou mais um benefício de uma das bebidas mais saudáveis do planeta. Nosso vinhozinho de cada dia é capaz de auxiliar no controle da diabetes tipo 2. Muito bom para ser verdade? Então, vejamos mais detalhes a seguir:

INÚMEROS BENEFÍCIOS

De acordo com o estudo, publicado na revista americana Annals of Internal Medicine, uma taça de vinho branco ou tinto, além de não ser prejudicial, ainda pode melhorar a saúde cardíaca, ao mesmo tempo em que ajuda a controlar os níveis de colesterol e a promover boas noites de sono.

wine-1164896-638x425

CONTROLE DA DIABETES TIPO 2

As variedades dos vinhos de coloração vermelho-rubi, segundo o estudo, aumentaram significativamente os níveis de HDL – o colesterol bom, que protege os pacientes contra doenças cardíacas. Esses benefícios foram sentidos em 10% das pessoas que utilizaram o vinho, sendo que estas também tiveram melhoras nos níveis de apolipoproteína A1, uma graduação do metabolismo lipídico.

glasses-2-1579897-639x322

Ao término dos dois anos de testes, os portadores de diabetes tipo 2 que beberam vinho tinto, comparados àqueles que consumiram vinho branco ou água mineral (uma taça por noite), apresentaram MENOS sintomas da síndrome metabólica, como hipertensão, excesso de gordura abdominal, altos níveis de açúcar no sangue e colesterol fora do normal.

Quanto aos não-portadores da doença, diversos estudos têm constatado que as pessoas que consomem vinho com moderação possuem boa saúde, sendo este um benefício incidental, segundo alguns especialistas, mais especificamente os autores do mencionado estudo.

ESTUDOS FUTUROS

Na pesquisa publicada pela Annals of Internal Medicine, os benefícios do tinto sobre o vinho branco para os pacientes com diabetes tipo 2 têm a ver com o fato de que o tinto contém sete vezes mais compostos fenólicos de origem vegetal que o fermentado branco. 

red-wine-1323853-639x426

Por outro lado, alguns especialistas dizem que seria preciso consumir uma dúzia de garrafas de vinho para produzir polifenóis em volume suficiente para fazer diferença na saúde. Porém, os autores do estudo ressaltaram que as pesquisas futuras devem se centrar se as concentrações polifenóicas de somente uma taça do néctar de Baco são capazes de oferecer benefícios para a saúde.

A American Diabetes Association permite que os pacientes de diabetes tipo 2 escolham se desejam ou não consumir álcool, destacando que tal ação pode aumentar a ingestão calórica e dificultar o controle glicêmico.

ESTUDOS RECENTES

Os estudos mais recentes foram conduzidos por pesquisadores dos EUA, Israel, Suécia e Alemanha. Todos os pacientes com diabetes tipo 2 eram abstêmicos de álcool antes de realizarem os testes e foram mantidos em uma dieta mediterrânea, assegurando que os vinhos tintos e brancos, bem como a água mineral, seriam as únicas diferenças na alimentação. 

glases-of-wine-1148206-639x426

No mais, pessoal, é extremamente necessário consultar um médico responsável antes de adotar qualquer mudança na alimentação, inclusive a ingestão de vinho com a finalidade de melhorias dos quadros de diabetes, hipertensão etc. Além disso, o que falo por aqui com frequência é: consumo consciente SEMPRE! Apenas 1 taça (120ml) ao dia, durante uma refeição. 

Referência:http://www.viveusa.mx/articulo/2015/10/15/bienestar/confirman-que-el-vino-ayuda-controlar-la-diabetes

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s