Confira Dicas Eficientes Para Cozinhar Com Vinho

Sim, o nosso amado néctar dos deuses tem tudo a ver com gastronomia, sendo capaz ressaltar o sabor de diversos pratos, como vemos nas receitinhas que costumo postar aqui no blog. No entanto, assim como qualquer outro ingrediente, o vinho precisa estar à altura do que desejamos para aqueles que amamos.

3134401286_f094604d24

Ou seja, se você costuma utilizar aquela bebida guardada há séculos na geladeira para cozinhar, chegou a hora de mudar seus conceitos. Afinal, o sucesso de um prato certamente passa bem longe de um vinho estragado. 

COZINHANDO COM VINHOS

  • Quem acha que é preciso usar um vinho supercaro e refinado na cozinha, engana-se! Se o rótulo for de boa qualidade e estiver bem conservado, já é meio caminho andado, visto que durante o cozimento do prato seus sabores serão potencializados pelo efeito da redução do molho.
  • Falando em redução, é importante aguardar um certo tempo para o álcool evaporar, a fim de que sua receita não adquira um sabor desagradável. Sempre experimente o molho, adicionando a acidez de outros ingredientes se for o caso.
  • Vinho em excesso pode deixar deixar os alimentos ácidos demais . Portanto, use com moderação.77977023_5d33d740fb
  • Outro erro é não levar em consideração o tipo de vinho na hora de cozinhar. Por exemplo, se a receita pede um vinho seco elaborado com determinado tipo uva, nada de trocar por um exemplar suave de casta totalmente diferente, visto que pode impactar seriamente no resultado final.
  • Atente-se, ainda, ao material das panelas. As de alumínio, ferro e cobre podem reagir com o ácido do vinho, conferindo um sabor metálico totalmente desagradável. Prefira as de inox. Ao mesmo tempo, panelas muito pequenas em fogo alto podem queimar a bebida.
  • Para retirar o álcool do vinho por completo, cozinhe o mesmo até reduzir 1/3 de seu volume.

TEMPO DE COZIMENTO

Para molhos, em fogo baixo: 15 a 20 minutos.

Ensopados e Ragus: de 1 a 2 horas, no mínimo.

QUANDO UTILIZAR O VINHO NAS RECEITAS

Nosso néctar fica maravilhoso em marinadas (aves, peixes e carne vermelha), caldos, molhos, sopas, ensopados, ragus, recheios (potencializa o sabor), em frutas (pera au vin..hummm), queijos (o vinho branco dá um sabor todo especial aos molhos à base de queijos) e arroz.

8338665923_ceda6e476d

ATENÇÃO: Evite utilizar o vinho em receitas com ovos (não harmoniza bem) e vegetais, visto que a bebida prejudica o cozimento dos mesmos. 

No mais, eu adoro a maioria das receitas com vinhos e há uma centena delas internet afora. Aqui mesmo, no Vila Vinífera, tenho publicado regularmente essas delícias nos posts da série Wine Chef. Então, não tem mais desculpa para deixar de exercitar seus dotes culinários na companhia do néctar de Baco.

Até a próxima! Bons vinhos! Tim-Tim!

 

 

Anúncios

Um comentário em “Confira Dicas Eficientes Para Cozinhar Com Vinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s