Winestyle: Taças de Cristal e Vinhos

Um dos fatores que costuma confundir os enófilos, sobretudo iniciantes, é no que diz respeito às taças. As de cristal realmente são importantes na degustação?

glasses-262382_640

Se você ama vinhos, nada deve prejudicar seu envolvimento com eles. Desde que o copo não seja de plástico, por mim está valendo. Mas isso não impede que você adquira, aos poucos, taças mais nobres, haja vista que estas enriquecem bastante sua experiência com o néctar de Baco.

TEOR DE CHUMBO

Quando se trata do material com o qual as taças são fabricadas, existem três opções: cristal, cristal de vidro ou vidro. A diferença entre eles se dá pelo teor de chumbo. O cristal possui 24% de chumbo, o cristal de vidro 10% e o vidro não tem.

O chumbo é o responsável pela leveza e sonoridade, ao passo que dá origem a taças mais finas. Além disso, as de cristal são mais porosas, favorecendo o movimento do vinho quando o giramos, já que forçamos as moléculas contra a parede àspera, quebrando-as. Esta prática libera melhor os aromas.

Mas, espera aí: O Chumbo não faz mal a saúde?

Por ser um material tóxico, realmente o chumbo é nocivo à saúde e, com o tempo, pode ser transferido do copo para o líquido, sobretudo os mais ácidos. Mas, pode ficar calmo! Para que o chumbo seja liberado no vinho em quantidades prejudiciais , é preciso que a bebida fique em contato com a taça por muitas horas, dias mesmo. Resumo: beba seu vinho tranquilamente em sua taça de cristal, pois o tempo de contato dele com o material da taça é tão pequeno, que os riscos de danos à saúde são praticamente nulos.

Por fim, sempre escolha taças transparentes, independente do material. Afinal, um dos estágios cruciais de uma boa degustação está na análise visual. Uma taça opaca impede que se observe a coloração da bebida, além de dicas sobre acidez, viscosidade, entre outras.

glass-1818417_640

Isso me fez lembrar dessas taças de acrílico (sobretudo de espumantes), que viraram moda no verão e em festas mais descontraídas. São simples e práticas para bebericar seu vinhozinho na beira da piscina. Porém, a maioria é colorida e totalmente opaca. Já encontrei à venda com material transparente. Sem dúvida, são as melhores, pois além de versáteis ainda permitem avaliar a cor da bebida.


Por fim, amigos, nós, que somos apaixonados por vinho, também não resistimos aos acessórios que envolvem a bebida. E, vamos combinar, a degustação fica ainda mais prazerosa com uma taça bonita, de vidro ou cristal fino. Valoriza demais o rótulo de qualquer fermentado, inclusive cerveja.

Bons Vinhos! Boa degustação! Tim-Tim!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s