4 Mitos e Verdades Sobre os Benefícios do Vinho Para a Saúde

Depois de um fim de semana feliz e repleto de vinhos, vamos ao post de hoje! Volta e meia vejo o pessoal postando sobre os benefícios do nosso néctar dos deuses. De enxaqueca a dor de amor, a bebida mais saudável do mundo cura de tudo um pouco. Mas, e aí? Será que essas histórias são verdadeiras ou carregam uma boa dose de ficção? Prepare-se para descobrir!

1- UMA TAÇA DE VINHO EQUIVALE A 1 HORA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS?

Mentira!

Sem dúvida, essa afirmativa é recorde em compartilhamentos. Quando vejo algo assim no Facebook, respondo logo para os amigos que se isso fosse verdade mesmo, eu já teria me transformado numa Panicat ou na Gracyanne Barbosa. Só no levantamento de taça! rsrsrs.

glass-1017451_640

Explicando melhor….essa sentença diz respeito a um estudo realizado em 2012, no qual o pesquisador Jason Dyck testou em ratinhos de laboratório os efeitos do resveratrol (substância encontrada no vinho).

Descobriu-se que se utilizado de forma isolada, o resveratrol dava um up na saúde dos bichinhos sedentários. Porém, a dose necessária de resveratrol para obter esse benefício seria de 100 a 1000 vezes maior que a contida em uma única taça de vinho tinto.

Ao realizar esse estudo, Dyck tinha esperanças de que o mesmo efeito ocorresse em pessoas com diabetes e problemas cardiovasculares que se encontram impossibilitadas de praticar exercícios físicos. De qualquer forma, os benefícios não estão em uma taça de vinho e sim no resveratrol, usado sozinho e em quantidades bem maiores que as de uma tacinha. 

red-wine-1069717_640

2 – O VINHO PODE ME AJUDAR NA QUEIMA DE GORDURA CORPORAL?

Mais ou menos. 

Essa também foi a descoberta do século, na minha opinião! Um estudo realizado em fevereiro de 2015 pela Universidade Estadual de Oregon associa o consumo de vinho tinto à perda de peso. Contudo, mais pesquisas são necessárias para que se comprove esse benefício em humanos, sob a forma de vinho.

Durante o estudo, pesquisadores deram aos ratinhos com excesso de peso ácido elágico, uma substância encontrada no vinho. Os resultados mostraram que o consumo do ácido retardou o nascimento de novas células de gordura no fígado, melhorando a capacidade dos ratinhos em queimar a gordura existente. Porém, apesar de ser algo Fantástico, o estudo não destaca o fato de que o ácido elágico está presente apenas em um tipo de uva, a Red Muscadine, cultivada somente no sudeste dos EUA, sobretudo na Geórgia.

Detalhe: esse tipo de uva costuma dar origem a vinhos doces, de sobremesa, o que praticamente anula os benefícios da perda de peso…Mas nem tudo está perdido! Descobriu-se que vinhos finos envelhecidos em barricas de carvalho também contém ácido elágico. Porém, ainda não há nada comprovado que esses fermentados possam proporcionar o mesmo efeito nas células de gordura. Espero do fundo do coração que os cientistas prossigam com essa pesquisa. 

wine-96230_640 (1)

3 – O VINHO MELHORA A SAÚDE DO CORAÇÃO EM PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS?

Talvez. Até agora os resultados são promissores. 

O título vem de um estudo realizado em 2014 com 146 pessoas na República Tcheca durante o período de um ano. O objetivo do estudo foi verificar se o vinho realmente aumenta o HDL, tido como “colesterol bom”, o que reduz os riscos de doenças cardiovasculares. Porém, o estudo concluiu que nem o vinho tinto e nem o branco são capazes de aumentar o HDL.

Entretanto, no caso de pessoas que praticam exercícios físicos 2 ou mais vezes por semana e consomem vinho tinto ou branco, houve um aumento dos níveis de HDL e redução dos de LDL (colesterol ruim). Contudo, são necessárias mais pesquisas com novos grupos para validar totalmente essas conclusões. Ou seja, o consumo moderado de vinho tinto ou branco auxilia muito a saúde de quem pratica exercícios físicos, porém, as pesquisas continuam.

wine-933236_640

4 – VINHO TINTO REDUZ A HIPERTENSÃO?

Somente se o vinho for sem álcool.

O vinho tem sido apontado como benéfico para a redução da pressão arterial em cerca de 30 anos. Infelizmente, esse benefício é atribuído apenas aos vinhos não-alcoólicos. Em 2012, um estudo comparou o vinho tinto com e sem álcool com gin e outras bebidas. Constatou-se que o vinho tinto não -alcoólico reduziu significantemente a pressão arterial num grupo de 67 homens com alto risco de doenças cardiovasculares, com resultados bem melhores que os outros grupos de bebidas.

Referência: Wine Folly

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s