5 Pratos Para Acompanhar Um Bom Vinho Rosé

Ah, novamente o meu querido Rosé! Aquele vinho que tem sido redescoberto por milhares de enófilos ao redor do mundo. Um néctar versátil e sedutor, que pode ser degustado tanto no verão quanto no inverno.

Ainda hoje, vejo muito gente em dúvida sobre quais os pratos culinários que mais combinam com os rosados. E hoje trouxe algumas sugestões de pratos que casam superbem com rosés. Seja para descomplicar o cardápio do restaurante ou preparar no conforto do seu lar.

1- BATATAS-FRITAS COM MOSTARDA DIJON

Descobri essa novidade no Facebook e estou ansiosa para experimentar. Mais fácil, impossível! É perfeito como prato de entrada e agrada a todos. Escolha uma mostarda de qualidade (nem precisa ser Dijon) e delicie-se.

ROSÉ IDEAL: O seu favorito. Aqui, valeria até um Espumante Brut Rosé. Explosão de sabores!

dijon_rosé

2- BACALHAU À BRÁS 

Das terras de Camões, com certeza é a minha receita favorita! Bacalhau à Brás (ou também Bacalhau à Braz) é um típico prato português de bacalhau. Sendo um dos pratos mais populares confeccionados com este peixe, consiste em bacalhau desfiado, batata palha frita, cebola frita às rodelas finas, ovo mexido, azeitonas e salsa picada. É muito consumido em Portugal e também em Macau. O excelente sabor depende da relação dos componentes da receita, principalmente a quantidade de cebola em relação ao bacalhau e o azeite usado para efetuar este prato. A receita foi criada por um taberneiro do Bairro, em Lisboa, de nome Brás (ou Braz, como era uso escrever nessa época).

ROSÉ IDEAL: Um exemplar Português dos bons, como os tradicionais Mateus, Casal Garcia, Calamares ou Casal Mendes.

861053268_6de69a34d2

3- SALMÃO GRELHADO

Particularmente, eu amo pratos à base de salmão, tanto cru quanto cozido. Uma proposta bem light é o salmão grelhado, acompanhado daquela saladinha esperta. Pode ser com ervas ou com um molhinho à base de frutas ácidas, como laranja ou maracujá. Fica simples e divino! 

ROSÉ IDEAL: Um rótulo da região da Provence, bem aromático. Maravilhoso!

seafood-1178990_640

4 – SPAGHETTI AI GAMBERI

O Spaghetti ai Gamberi, ou espaguete ao molho de camarões, é um prato muito comum nas cidades litorâneas da Itália. Essa delícia faz parte da maioria dos cardápios dos restaurantes de massas e só de pensar em combiná-la com um belo rosé, já me deu água na boca.

ROSÉ IDEAL: Que tal um exemplar nacional, da Serra Catarinense ou do Vale dos Vinhedos? Aposto que você vai se surpreender. Outra ótima opção seria um Rosé Espanhol, como o Vina Brava, do mestre Miguel Torres. Quando vejo um prato com camarões, logo me lembro da Espanha. Perfeito!

espaguete_gamberi

5- RAVIOLI DE ESPINAFRE COM RICOTA

Mais um prato italiano à base de massa. Se for fresca, melhor ainda! De fácil digestão, é perfeito para um encontro romântico! É leve e muito saboroso. Acredito que um Canelone Verde Recheado Com Ricota também funcione bem nesse caso. Bom demais!

ROSÉ IDEAL: Aqui eu escolheria um Rosé Argentino, elaborado com uvas Malbec. Particularmente, acho que casaria bem com o sabor do prato, ainda mais se vier acompanhado de molho de tomates e queijinho parmesão. 

5587774639_94e31871f7

Nesse artigo, sugiro os rosés que eu escolheria para cada um desses pratos. Mas fique à vontade para optar pelo seu rótulo favorito. Na verdade, o que conta é que os pratos mencionados são perfeitos para combinar com os rosados. Espero que você tenha uma degustação maravilhosa!

Tim-Tim!

Anúncios

6 comentários em “5 Pratos Para Acompanhar Um Bom Vinho Rosé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s