Sempre disse por aqui que verão e vinho verde têm tudo a ver. E, sim, justo nessa semana de muito calor no RJ, calhou de eu receber da WineBrands Brasil um exemplar da casta Avesso, bem típico da região portuguesa dos vinhos verdes.
Logo de cara, fiquei pensando sobre o tipo de comida com a qual eu poderia harmonizar. Me decidi por iguarias da culinária japonesa, sushi e sashimi, para ser mais clara. E, realmente, o Avesso combina bem com comidas frias. Aqui, eu também poderia sugerir uma bela Salada Ceasar. Afinal, trata-se de um vinho fresco e leve, que não combina com nada muito pesado ou substancial.
Mas, e você? Já conhecia esse tipo de uva, Avesso? Então, antes de analisar o vinho, bora aprender um pouquinho sobre a casta em questão.
AVESSO
A casta Avesso é cultivada na região dos Vinhos Verdes. Porém, sua plantação concentra-se próxima da região do Douro, especificamente nas sub-regiões de Baião, Resende e Cinfães. Aí, encontra as condições favoráveis para se desenvolver, uma vez que prefere solos mais secos e menos férteis do que aqueles que habitualmente existem em outras zonas da região dos Vinhos Verdes.
Os cachos da casta Avesso são de tamanho médio e os seus bagos são grandes e verde-amarelados. Esta casta origina vinhos aromáticos, bastante saborosos e harmoniosos. As qualidades da casta Avesso são verdadeiramente apreciadas quando as condições de maturação permitem elaborar vinhos com, pelo menos, 11% de álcool (Confesso que fiquei surpresa com o Covela, pois este conta com 12,5%, um pouco mais do que a maioria dos vinhos verdes).
NOTAS DE PROVA: COVELA AVESSO 2015
Se você nunca experimentou um vinho de Avesso, o Covela pode ser uma ótima referência. Tudo porque, além da boa tipicidade, é elaborado da forma mais natural possível, sem a utilização de aditivos químicos. Trata-se de um branco elegante e bem-equilibrado.
Visual: Amarelo-palha claro, com um brilho que denota toda a sua acidez.
Olfativo: o Covela tem uma certa mineralidade que logo me chamou a atenção, ao passo que suas notas cítricas e florais formam um conjunto muito interessante. É o tipo de vinho para saborear sem pressa, apreciando todas as nuances.
Gustativo: em boca é seco e bem-equilibrado, sendo que as notas olfativas também se confirmam no paladar.

Galera do vinho, adorei esse 100% Avesso. Até porque a maioria dos vinhos verdes que costumo degustar é de corte, ou seja, uma mistura de várias castas da região.
Gostou do vinho? Você encontra ele aqui, no site da WineBrandsBr!
Até a próxima! Ótimos vinhos! Tim-Tim!
Muito bom mesmo este vinho Sabrina! Melhor ainda é o clube de vinhos da WineBrands eu adoro os vinhos deles e tenho a opinião que a relação custo benefício é realmente ótima!! Prabéns pelo Blo tá Bótimo!!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Daniele, sou fã dos vinhos deles. Quando entram em promoção, então, é para abastecer a adega. Rótulos excelentes para todos os gostos e bolsos. Obrigada pelo comentário e fico feliz que esteja gostando do blog.
CurtirCurtir